Pular para o conteúdo
Cotidiano

Família faz apelo por doador para que Osmar Neto volte a correr e a brincar

O pequeno Osmar Rabelo de Andrade Neto completa, neste domingo (16), sete anos de vida e, mesmo com tão pouca idade, ele já precisa revelar braveza de gente grande. É que há cerca de 1 ano e meio, Osmar Neto tem diagnóstico para a Doença de Krabbe, uma rara síndrome que, entre outras gravidades, faz […]
Arquivo -
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

O pequeno Osmar Rabelo de Andrade Neto completa, neste domingo (16), sete anos de vida e, mesmo com tão pouca idade, ele já precisa revelar braveza de gente grande. É que há cerca de 1 ano e meio, Osmar Neto tem diagnóstico para a Doença de Krabbe, uma rara síndrome que, entre outras gravidades, faz com que o paciente perca a força dos músculos e até mesmo dos órgãos.

Osmar morava com a família em . Mas, desde o diagnóstico, obtido em setembro de 2018, a família mudou-se para Pedrinhas Paulista, onde o acesso ao tratamento do menino foi facilitado – o menino é um dos poucos pacientes brasileiros com o diagnóstico e lá está mais próximo da única equipe de especialistas do país.

“Ele era uma criança normal, que brincava, corria e fazia a maior bagunça do mundo. De setembro para cá, ele começou a cair de uma maneira que nos preocupou e foi quando recebemos o diagnóstico de que ele tinha a Doença de Krabbe, que também é conhecida como Leucodistrofia juvenil”, afirma a avó do garoto, a professora municipal Rosamalena Aparecida Leal de Freitas.

Família faz apelo por doador para que Osmar Neto volte a correr e a brincar
Como irmã gêmea é incompatível, família faz apelo a sul-mato-grossenses | Foto: Arquivo pessoal

Transplante urgente

O tratamento de Osmar, que é chamado pela família de Neto, depende basicamente do transplante de medula óssea de um doador compatível. Ele tem uma irmã gêmea, mas, ironicamente, a menina não é compatível. Por isso, a família de Neto faz apelo para que as pessoas procurem os hemocentros e façam o cadastro de doadores de medula óssea.

A Doença de Krabb, também conhecida como Leucodistrofia juvenil, é considerada de extrema raridade. No Brasil, há apenas uma equipe especializada para o tratamento, que requer o transplante. No caso de Osmar Neto, ele está sendo acompanhado pela equipe do médico neurologista infantil Fernando Kok, em . Quando o doador compatível for encontrado, o transplante ocorrera no Itaci (Instituto de Tratamento do Infantil), também na capital paulistana.

A família faz apelo boca a boca a todos os sul-mato-grossenses para que procurem o para e cadastro como doadores de medula. Quanto mais pessoas cadastradas, mais chances Osmar e outras terão de encontrar um doador compatível. Para se cadastrar, basta procurar o Hemosul. Clique AQUI para conferir endereço e funcionamento da unidade mais próxima.

“Estamos passando por um momento muito difícil, muito triste. Dói muito olhar para ele e ver que a cada dia que passa, perde mais um movimento. Mas, acreditamos em milagres e temos a esperança de que ele vai encontrar um doador compatível”, reforça a avó.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia