Pular para o conteúdo
Cotidiano

Falta de tempo e dinheiro são motivos para sul-mato-grossenses viajarem pouco, aponta IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (12) a pesquisa realizada no 3° trimestre do ano de 2019, que trata de informações básicas sobre o turismo doméstico. Os sul-mato-grossenses apontaram como principais justificativas a falta de tempo e a falta de dinheiro para viajar pouco. Das 932 mil pessoas que foram […]
Arquivo -

O (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (12) a pesquisa realizada no 3° trimestre do ano de 2019, que trata de informações básicas sobre o turismo doméstico. Os sul-mato-grossenses apontaram como principais justificativas a falta de tempo e a falta de dinheiro para viajar pouco. Das 932 mil pessoas que foram entrevistadas, cerca de 24,9%, representando 233 mil pessoas fizeram alguma viagem no período anterior a pesquisa.

O restante da população ouvida apontaram que os principais motivos eram falta de dinheiro (43,2%) e falta de tempo (24,7%). Nesse último quesito, Mato Grosso do Sul detém o terceiro maior percentual do país, ficando atrás somente do Distrito Federal (30,7%) e Espiríto Santo (24,8%). Outro fator que influenciou na falta de viagem para as pessoas é não ter havido necessidade, que representa 13,8%.

Não ter interessem em viajar (8,6%), problemas de saúde (3,8%), não ser uma prioridade no ano (3,7%) e outros motivos (2,2%) finalizaram a lista de justificativas para que o sul-mato-grossense não realizasse uma viagem, seja no cenário nacional ou internacional.

Viagem pessoal e opção nacional

Neste ponto, a grande maioria da população que fez uma viagem optou pelo território nacional e os demais ficaram com a opção de viajar para fora do país. Para estas viagens, o IBGE apontou duas opções: viagem pessoal ou profissional, e 86,6% dos entrevistados (270 mil pessoas) destacaram que as viagens foram pessoais e 13,4% (42 mil pessoas) disseram que a viagem era profissional.

Mato Grosso do Sul ficou na 17° posição nos lugares que fizeram mais viagens por motivos pessoais e em 11° que viajaram por motivos profissionais.

A opção de lazer está longe de ser o grande motivo dos sul-mato-grossenses. Com uma média de 31,5% das viagens no Brasil serem por esse motivo, a população de MS registrou que 16,7% das viagens são por lazer, tendo a terceira menor taxa, a frente apenas de Piauí (15%) e Sergipe (11,7%). Em compensação, os 130 mil registros de viagens com o intuito de visitar parentes ou amigos, fizeram com que MS atingisse o maior percentual do país (48,4%) para este item, ficando na segunda posição RO, com 43,2%.

Viajar de carro é a melhor opção

Em Mato Grosso do Sul, das 311 mil viagens realizadas no período de referência, carro particular ou de empresa foi o principal meio de transporte utilizado para as viagens, o que corresponde a 60,7% da distribuição percentual ou 189 mil viagens, em números. Ônibus de linha (13%) e avião (8,5%), ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Em relação ao tipo de hospedagem, casa de amigo ou parente (56%) foi o principal local de acomodação escolhido pelos informantes, o que corresponde a 175 mil, em números. Além disso, 16,1% se hospedam em hotel ou flat, 2,1% em imóvel próprio e 2,0% em pousada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Últimas Notícias

Polícia

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Governo disse que os fatos serão apurados

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália