Pular para o conteúdo
Cotidiano

Falta de tempo e dinheiro são motivos para sul-mato-grossenses viajarem pouco, aponta IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (12) a pesquisa realizada no 3° trimestre do ano de 2019, que trata de informações básicas sobre o turismo doméstico. Os sul-mato-grossenses apontaram como principais justificativas a falta de tempo e a falta de dinheiro para viajar pouco. Das 932 mil pessoas que foram […]
Arquivo -

O (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (12) a pesquisa realizada no 3° trimestre do ano de 2019, que trata de informações básicas sobre o turismo doméstico. Os sul-mato-grossenses apontaram como principais justificativas a falta de tempo e a falta de dinheiro para viajar pouco. Das 932 mil pessoas que foram entrevistadas, cerca de 24,9%, representando 233 mil pessoas fizeram alguma viagem no período anterior a pesquisa.

O restante da população ouvida apontaram que os principais motivos eram falta de dinheiro (43,2%) e falta de tempo (24,7%). Nesse último quesito, Mato Grosso do Sul detém o terceiro maior percentual do país, ficando atrás somente do Distrito Federal (30,7%) e Espiríto Santo (24,8%). Outro fator que influenciou na falta de viagem para as pessoas é não ter havido necessidade, que representa 13,8%.

Não ter interessem em viajar (8,6%), problemas de saúde (3,8%), não ser uma prioridade no ano (3,7%) e outros motivos (2,2%) finalizaram a lista de justificativas para que o sul-mato-grossense não realizasse uma viagem, seja no cenário nacional ou internacional.

Viagem pessoal e opção nacional

Neste ponto, a grande maioria da população que fez uma viagem optou pelo território nacional e os demais ficaram com a opção de viajar para fora do país. Para estas viagens, o IBGE apontou duas opções: viagem pessoal ou profissional, e 86,6% dos entrevistados (270 mil pessoas) destacaram que as viagens foram pessoais e 13,4% (42 mil pessoas) disseram que a viagem era profissional.

Mato Grosso do Sul ficou na 17° posição nos lugares que fizeram mais viagens por motivos pessoais e em 11° que viajaram por motivos profissionais.

A opção de lazer está longe de ser o grande motivo dos sul-mato-grossenses. Com uma média de 31,5% das viagens no Brasil serem por esse motivo, a população de MS registrou que 16,7% das viagens são por lazer, tendo a terceira menor taxa, a frente apenas de Piauí (15%) e Sergipe (11,7%). Em compensação, os 130 mil registros de viagens com o intuito de visitar parentes ou amigos, fizeram com que MS atingisse o maior percentual do país (48,4%) para este item, ficando na segunda posição RO, com 43,2%.

Viajar de carro é a melhor opção

Em Mato Grosso do Sul, das 311 mil viagens realizadas no período de referência, carro particular ou de empresa foi o principal meio de transporte utilizado para as viagens, o que corresponde a 60,7% da distribuição percentual ou 189 mil viagens, em números. Ônibus de linha (13%) e avião (8,5%), ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Em relação ao tipo de hospedagem, casa de amigo ou parente (56%) foi o principal local de acomodação escolhido pelos informantes, o que corresponde a 175 mil, em números. Além disso, 16,1% se hospedam em hotel ou flat, 2,1% em imóvel próprio e 2,0% em pousada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem