Fábricas demitem mais 800 metalúrgicos em 3 cidades e outras reduzem salários
Depois da fábrica Metalfrio anunciar a demissão de 500 trabalhadores em Três Lagoas, mais de 800 operários perderam seus postos de trabalho no setor metalúrgico nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Aparecida do Taboado. Para sindicato dos trabalhadores, o cenário tende a piorar nos próximos meses. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois da fábrica Metalfrio anunciar a demissão de 500 trabalhadores em Três Lagoas, mais de 800 operários perderam seus postos de trabalho no setor metalúrgico nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Aparecida do Taboado. Para sindicato dos trabalhadores, o cenário tende a piorar nos próximos meses.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Mato Grosso do Sul, Robson Freitas afirma que além dessas demissões, no Núcleo Industrial de Campo Grande pelo menos duas indústrias decidiram por suspender ou reduzir carga horária e salário de trabalhadores.
A Soprano e outra empresa instalada no núcleo optaram por essas medidas, possibilitadas através de Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro, assinada no início da pandemia e quarentena no Brasil, em março.
De acordo com Robson, um balanço de quantos trabalhadores foram impactados financeiramente com redução de jornada ainda não é possível porque as empresas estão desobrigadas de notificar os sindicatos da classe trabalhadora. “Agora como vamos garantir a estabilidade dos empregados?”, diz.
Para o sindicato, até os próximos 90 dias 1,5 mil trabalhadores devem ser demitidos do setor. Quando a quarentena e a pandemia chegarem ao fim, o representante dos trabalhadores afirma que cada operário poderá levar até cinco meses para encontrar um novo posto de trabalho. “A perspectiva é muito ruim”, completa.
Ainda em relação aos próximos meses, o sindicato projeta que as empresas que não estão conseguindo escoar a produção devem reduzir em até 30% o quadro de pessoal nos próximos dois meses.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.