Pular para o conteúdo
Cotidiano

ExposedCG: OAB-MS alerta para vítimas formalizarem denúncias de abuso

Depois da hashtag exposedcg chegar aos Trending Topics Brasil no Twitter, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) fez alerta para que as vítimas não deixem de denunciar os casos de assédio e abuso que sofreram na Capital. Com o movimento iniciado em todo o País, campo-grandenses sentiram-se seguras […]
Arquivo -

Depois da hashtag exposedcg chegar aos Trending Topics Brasil no Twitter, a (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de ) fez alerta para que as vítimas não deixem de denunciar os casos de assédio e abuso que sofreram na Capital.

Com o movimento iniciado em todo o País, campo-grandenses sentiram-se seguras para relatar episódios em que enfrentaram violência contra a mulher. Para a OAB, chama a atenção a quantidade de relatos envolvendo adolescentes.

“Em temos a Delegacia Especializada de à Criança e ao Adolescente, o Ministério Público, Conselhos Tutelares. São essas autoridades que as vítimas devem procurar para que a apuração seja feita conforme regem as leis e a nossa OAB/MS também está à disposição. Orientamos aos filhos que em situações de risco conversem com seus pais ou responsáveis. Afinal, eles são os seus porto seguro e a base da vida é o fortalecimento familiar”, destacou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Elton Nasser.

Após a enxurrada de relatos, alguns dos denunciados procuraram a Polícia Civil para registrarem boletins de ocorrência por preservação de direitos. A OAB ressalta que, em casos onde não há comprovação ou não sejam seguidas garantias de direitos constitucionais, as denúncias podem resultar em ações penais.

Mesmo assim, destaca a importância de dar apoio às vítimas e aponta que a dor compartilhada tende a ser menor, o que pode explicar o fato de muitos relatos só terem vindo à tona coletivamente.

“Solidarizamos e afirmamos que elas não estão sozinhas. Neste momento não nos cabe julgar o motivo que as levou a tomar essa atitude extrema e repelimos qualquer manifestação que as culpabilizem. Não ficaremos alheias aos fatos apresentados. As denúncias devem ser oficializadas para que os criminosos não saiam impunes”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cláudia Cafure.

Como denunciar?

Para o atendimento especializado, as mulheres podem procurar ouvidorias da Delegacia da Mulher, pelo telefone 67 4042-1324 ou pela Central de Atendimento à Mulher, pelo 180, que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.

Na ligação, a mulher será orientada e informada sobre seus direitos legais e as unidades que ela pode procurar apoio, conforme o caso, dentre eles as Delegacias de atendimento especializado à mulher, Defensorias Públicas, postos de saúde, Instituto Médico Legal, para casos de estupro, centros de referência, casas de abrigo e outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

insulina

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar a MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Últimas Notícias

Política

Na semana do recesso, deputados de MS votam sete projetos de lei

Passa pela segunda votação, projeto para criar Refis do TCE-MS

Cotidiano

Parque Jacques da Luz recebe Ação Cidadania no próximo sábado

Ação é conhecida por levar uma série de atendimentos gratuitos, desde assistência jurídica a cursos

Emprego e Concurso

Feirão oferta 150 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

No feirão, empresas de nove segmentos ofertam vagas para diferentes níveis de escolaridade

Brasil

Empresas devem ir à justiça qualquer que seja a decisão do STF sobre o IOF

Ação das empresas contra a medida pode atrapalhar os planos do governo na arrecadação do imposto