Pular para o conteúdo
Polícia

Exposedcg: vítimas denunciam agressores e estupradores de Campo Grande no Twitter

Na noite de segunda-feira (1º), relatos de moradores em Campo Grande chegaram aos Trending Topics Brasil no Twitter. Exposedcg é a tag usada para que os campo-grandenses vítimas de estupro e abusos exponham os agressores nas redes sociais e chegou a ficar entre os assuntos mais comentados no país. Aproximadamente às 18 horas de segunda-feira, […]
Arquivo -

Na noite de segunda-feira (1º), relatos de moradores em chegaram aos Trending Topics Brasil no Twitter. Exposedcg é a tag usada para que os campo-grandenses vítimas de estupro e abusos exponham os agressores nas redes sociais e chegou a ficar entre os assuntos mais comentados no país.

Aproximadamente às 18 horas de segunda-feira, uma usuária do Twitter postou “gente vou começar o #exposedcg pois já passou da hora de abusadores dessa cidade serem minimamente responsabilizados”. A partir dali, relatos de mulheres, homens, adolescentes e adultos vítimas de abusos sexuais começaram a tomar conta da rede social.

Os relatos foram postados diretamente por usuários da rede social ou por pessoas que enviavam mensagens para essa usuária, contando como foram vítimas dos crimes. Ela postou vários relatos de vítimas de forma anônima, algumas com nomes dos agressores e outras omitindo também quem eram esses criminosos.

Foram contados crimes cometidos por de colégios em Campo Grande, colegas de sala, amigos, familiares, vizinhos, pessoas conhecidas da cidade, donos de estabelecimentos comerciais, fotógrafos e também desconhecidos. São relatos de vítimas que passaram pelo abuso e na maioria das vezes não tiveram coragem de denunciar o caso à polícia.

Exposedcg: vítimas denunciam agressores e estupradores de Campo Grande no Twitter
Vítima enviou relato para ser postado anonimamente na rede (Reprodução, Twitter)

Uma rede de apoio também foi criada, com postagens de pessoas pedindo que sejam avisadas, caso sejam amigas dos agressores das vítimas. Na segunda-feira, foi divulgado o Mapa do , com dados sobre os crimes contra as mulheres, onde foi apontado que em 2019, a cada mês 130 mulheres registraram boletim de ocorrência por estupro em Mato Grosso do Sul.

Os números ainda apontam que das 1.562 vítimas que denunciaram crimes de estupro em 2019 no Estado, 788 foram crianças de 0 a 11 anos, 646 eram meninas na fase da adolescência e 127 foram mulheres acima de 18 anos.

Denuncie

Exposedcg: vítimas denunciam agressores e estupradores de Campo Grande no Twitter
fica localizada na Rua Brasília, no Imá (Arquivo, Midiamax)

Muitas vezes desencorajadas por terem medo do agressor ou por pensarem que as pessoas não acreditarão nos relatos, vítimas de estupro acabam não denunciando o caso à polícia. As delegadas Marília de Brito e Fernanda Félix, titulares da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) e da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) pontuaram a importância das vítimas denunciarem.

“A orientação é fazer a denúncia para que o autor seja punido e não repita suas ações”, pontou a delegada Marília, da Depca. Ela também ressaltou que o crime de estupro contra criança e adolescente só prescreve 20 anos após a vítima completar 18 anos. Nas postagens da tag #exposedcg há relatos de vítimas que passaram por abusos em várias fases da vida.

Exposedcg: vítimas denunciam agressores e estupradores de Campo Grande no Twitter
A Depca fica na Rua Dr. Arlíndo de Andrade, 145, no Amambaí

“Pode ser mais difícil a materialidade do crime, porque o vestígio incontestável do estupro é o material biológico, mas nada impede de instaurar um procedimento e investigar”, afirmou a delegada Fernanda, da Deam. Ela pontuou que a delegacia está à disposição para investigar, “de maneira imparcial, buscando a verdade e a justiça”.

A vítima que não puder ir até a delegacia, tem outros canais de denúncia, como a Devir, a delegacia virtual onde pode ser registrado o boletim de ocorrência. Uma outra forma de denunciar a violência contra a mulher é o Ligue 180 e também o Disque 100, para crimes contra crianças.

Outro lado

Na madrugada desta terça-feira (2), dois rapazes de 26 anos foram até a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol. Um deles foi denunciado em postagens marcadas pela tag #exposedcg, onde é acusado de abusar de várias meninas em boates de Campo Grande.

No boletim de ocorrência, não há relato dos rapazes negando os crimes, mas afirmam que não conhecem a pessoa que fez as postagens, já que o relato foi enviado anonimamente para a usuária do Twitter que teria começado a tag e que publicou. O caso foi registrado como preservação de direito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens