Após uma nova reunião, na tarde desta segunda-feira (14), com a Prefeitura de , ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), foi decidido que eventos, teatro, shows e cinema poderão funcionar a partir do dia 28 de setembro. O decreto deve ser publicado ainda hoje.

Segundo o secretário da ACICG, Roberto Oshiro, a expectativa era que o toque de recolher fosse suspenso nos próximos dias, porém, a medida apenas foi ampliada para começar das 0h às 5h do dia seguinte, válido por 15 dias a partir da data de vigor.

“Havia ficado determinado que se a taxa de contágio e ocupação de leitos diminuísse na cidade, poderia ser retirado o toque de recolher. Porém, o MPMS apresentou outros dados. Na próxima reunião, iremos solicitar novamente a suspensão”, disse.

Ainda de acordo Oshiro, a partir de agora, os representantes de eventos, podem começar a criar protocolos de biossegurança junto ao comitê técnico e apresentar para a prefeitura. O decreto municipal que estabelece a capacidade máxima de pessoas e demais medidas deve ser publicado em edição extra do Diogrande desta segunda-feira (14).

“Percebemos que quanto mais restrito, mais aumentava a taxa de contaminação. Pessoas estavam alugando chácaras, fazendo festas clandestinas, enquanto os empresários que tinham condições de fazer eventos com segurança estavam proibidos. Agora, foram autorizados a funcionar a partir do dia 28”, explica.

Comércio

O comércio e varejo não sofreu mudança no horário de funcionamento e deve prestar serviços conforme autorizado em alvará e ao início do toque de recolher.