Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudo de universidades federais mostra que coronavírus não dá sinais de recuo em Dourados

Estudo comparativo  feito por pesquisadores da UFBA  (Universidade Federal da Bahia) e da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) alerta que Dourados a cidade é responsável por 34% dos casos de coronavírus no Mato Grosso do Sul. O levantamento também revela que a pandemia está em fase de crescimento e não dá sinais de redução do número […]
Arquivo -

Estudo comparativo  feito por pesquisadores da UFBA  ( Federal da ) e da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) alerta que a cidade é responsável por 34% dos casos de coronavírus no Mato Grosso do Sul. O levantamento também revela que a pandemia está em fase de crescimento e não dá sinais de redução do número de casos confirmados nas próximas duas semanas.

Segundo o professor e pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia, Marco Aurélio Boselli, as medidas de  isolamento social são as mais eficazes até o momento para conter o avanço da pandemia.

“Fizemos previsões baseadas em um modelo científico testado com dados do mundo todo. Este estudo mostra que a epidemia ainda está crescendo em
Dourados e com tendência de aumento do número de casos e óbitos para as próximas semanas, segundo a previsão”, explica o professor.

Boselli, que tem se dedicado aos estudos de modelos matemáticos epidemiológicos usando a experiência profissional em matemática e computação, relata que os modelos foram desenvolvidos para ajudar no  entendimento da evolução da doença e podem auxiliar autoridades na tomada de decisões.

“Precisamos reiterar que são previsões a partir de um modelo epidemiológico que considera diferentes variáveis. As medidas adotadas e cuidados assumidos pela população podem diminuir o número de casos e, consequentemente, os óbitos. Por outro lado, a falta de medidas mais ostensivas em relação ao isolamento social e cuidados por parte das pessoas podem fazer o número de casos crescer acima do previsto”, esclarece o pesquisador.

Comparativo de casos

O relatório da pesquisa também apresenta uma análise dos dados de Dourados em comparação com os demais municípios  do Mato Grosso do Sul. De acordo com a pesquisa, Dourados exemplifica a interiorização da pandemia no Brasil e embora tenha ¼ da população de , apresenta um número total de casos diagnosticados aproximadamente 50% maior do que os registrados na capital.

Os dados analisados foram obtidos a partir das informações disponibilizadas  pelo Portal Coronavírus do site do sobre o número de casos (acumulados e novos casos) e sobre a  população de cada município publicados no dia 23 de junho.

“Dourados está em primeiro lugar em número de casos confirmados no MS e em quinto lugar em número de casos  relativos por cem mil habitantes. A análise geoespacial mostra que as cidades que aparecem nas primeiras posições têm  populações muito inferiores e isso também chama a atenção e acende o alerta para o MS”, explica o professor e pesquisador Fernando Ferraz Ribeiro do Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime