O número de casos de coronavírus tem aumentado nas últimas semanas e um estudo realizado por pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de ) já aponta um novo crescimento da doença em . Somente nos primeiros quinze dias de novembro foram registrados 2.817 novos casos de Covid-19. O aumento acontece após um período de 21 dias de estabilização do número de casos na Capital. 

O estudo matemático é elaborado por pesquisadores da UFMS, os professores Erlandson Saraiva, do Inma (Instituto de Matemática) e Leandro Sauer, da Esan (Escola de Administração e Negócios). Os dados foram divulgados em um relatório semanal sobre a modelagem matemática das quantidades de casos confirmados da Covid-19 em Campo Grande e no MS. 

Estudo alerta para crescimento do coronavírus se população não se cuidar em Campo Grande

Os pesquisadores explicam que somente na primeira quinzena de novembro, foram 2.817 novos casos na Capital, o que representa 7,22% do total de casos confirmados. Além disso, depois de 21 dias de estabilidade, a curva apresenta um novo crescimento. 

“Nesta última semana ocorreu um aumento do valor da média-móvel de sete dias para o número de casos confirmados. Comparado ao valor da semana passada, o aumento foi de 46,40%; passando de 154,86 casos para 226,71 casos”, explicam os professores.

O estudo também notou um aumento no número de óbitos. Entre os dias 8 e 15 de novembro, a média móvel do número de óbitos foi de 2 para 4 óbitos, ou seja, um aumento de 100%. Na comparação com 14 dias atrás, o aumento foi de 86,92%.

O estudo matemático elaborado pelos pesquisadores da UFMS aponta que, por mais que as projeções não mostrem um colapso nos leitos da Capital, a população deve continuar seguindo as orientações dos especialistas da saúde, ou seja, manter o isolamento social, medidas de higiene e o uso de máscaras. “Somente desta maneira evitaremos o início de um novo período de crescimento do número de casos da doença”.

Covid-19 avança em MS

Os pesquisadores também analisaram que Mato Grosso do Sul tem um comportamento parecido com o de Campo Grande, de avanço do coronavírus. O número de casos aumentou nos últimos dias e a média-móvel de casos passou de 330,29 (em 08/11) para 429.29 (em 15/11). Ou seja, um aumento de 29.97% no valor médio do número de casos confirmados. Já o valor da média móvel de sete dias para o número de óbitos, passou de 4,57 (em 08/11) para 8 (em 15/11); um aumento de 75,05%. 

Na live desta quarta-feira (18), o secretário comentou que Mato Grosso do Sul pode voltar aos patamares de julho e agosto na . Nos últimos dias, o número de casos disparou: nesta terça-feira (17) foram 854 novos casos e nesta quarta (18) foram 689 novos casos. 

“Se persistirem os números de ontem e hoje, vamos voltar aos patamares de julho e agosto. [Quando] nossa média móvel chegou a quase 900 casos por dia”, comentou.

O secretário ainda citou que houve um aumento de internações, principalmente em hospitais particulares. “Estamos verificando o crescimento das internações hospitalares, de hospitais públicos e principalmente privados. A população que tem convênios médicos, mais abastada, está procurando unidades hospitalares. Temos informações de que estamos tendo casos em uma maioria faixa etária menor do que de antes, de 20 a 39 anos”, alertou.