Uma ameaça às lavouras e plantações, o é o pesadelo para os produtores rurais. Em , o inseto tem sido encontrado por moradores que temem o surgimento de ‘nuvens' nas cidades.

Desta vez, quem encontrou um inseto ‘gigante', foi o estudante do curso técnico de Agroecologia de Glória de Dourados, a 300 km de . Bruno Vasconcelos disse à reportagem que o inseto media cerca de 7 centímetros e estava nas localidades do Parque de Exposições da cidade.

Junto a professora, a engenheira agrônoma Camila Cunha, o estudante analisou o inseto e disse à reportagem que o processo de eliminação dos insetos das lavouras, pode prejudicar e afetar outros fatores no controle biológico, porém, os pesquisadores têm trabalhado para encontrar alternativas para minimizar os danos.

“Os fatores que levam ao surgimento de nuvens de gafanhotos estão relacionados ao processo natural de migração, as alterações no como a monocultura em sistemas convencional de produção impacta esses processos naturais ocasionando o recebimento de nuvens em regiões produtoras”, relatou em análise junto à engenheira agrônoma.

Estudante encontra gafanhoto ‘gigante' em Parque de Exposição de MS
Gafanhoto encontrado por estudante de Glória de Dourados | Foto: Divulgação/Bruno Vasconcelos