Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estiagem afeta nível de rios e prejudica até escoamento de produção em MS

A série histórica no nível do leito de rios de MS revela que houve queda em relação aos anos anteriores, de acordo com os dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Com o nível bem baixo que nos demais anos, a capacidade de navegação dos rios […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/Governo de MS
Foto: Divulgação/Governo de MS

A série histórica no nível do leito de rios de MS revela que houve queda em relação aos anos anteriores, de acordo com os dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Com o nível bem baixo que nos demais anos, a capacidade de navegação dos rios é afetada e dificulta o escoamento da produção em MS.

Segundo o Imasul, o fenômeno é ocasionado pela escassez de chuvas neste ano. A Hidrovia do Paraguai, a principal via fluvial de escoamento de produção de MS, apresentou apenas 1,99 m no último dia 25 na régua de Ladário, contra os 3,44m em 2019.

No caso de , que recebeu milhões em investimentos para se tornar um polo exportador da região Centro-Oeste – inclusive dois portos já em operação, a situação é frustrante: na mesma data, no ano passado, a régua media 5,76m, contra os 2,8m aferidos na última semana.

“Estamos com uma série de restrições de navegabilidade no Rio Paraguai. Hoje, as barcaças que normalmente estariam operando com 100% da carga, reduziram em um terço e até metade da capacidade. Isso altera a competitividade do frete, precisa muito mais barcaças para levar a mesma carga que demandaria num período normal”, declarou , titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar).

Vale lembrar que, em 2018 foram embarcadas 600 mil toneladas de produtos em Porto Murtinho e 1 milhão de toneladas em 2019. Neste ano, a capacidade aumentou consideravelmente com a ampliação de um porto e a entrada de outro em operação.

Além da navegabilidade prejudicada, a estiagem também facilita a ocorrência de queimadas e a redução do nível dos rios também afeta o estoque pesqueiro.

Sobre as queimadas, os focos de calor aumentaram consideravelmente em 2020, sendo 33.269 apenas em – a maior região – entre 1º de março e a última terça-feira (3), enquanto no mesmo período de 2019 eram 3.243 focos de calor, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Já em relação ao estoque pesqueiro, o Imasul também prevê prejuízo ambiental, já que o baixo volume d’água proporciona aumento da temperatura dos rios, o que pode que pode afetar a reprodução dos cardumes.

Nesta quarta-feira (3), o Rio Paraguai voltou a apresentar queda de 1cm em Ladário, permanecendo em 2,03m. Em Porto Murtinho, o nível estacionou em 2,9m.

Previsão pessimista

O Imasul pontua, ainda, que os dados do NCEP/NOAA (Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos) não são animadores: na primeira semana de junho, a previsão é de umidade baixa (menos de 30%), com acumulado máximo de chuvas de 40mm no extremo-sul e nas demais áreas, 20mm. Os dias 5 e 6 de junho poderão ser os dias mais chuvosos, com possibilidade de ligeira queda de temperatura entre os dias 1 a 3.

Já no segundo período (6 a 14 de junho), o mapa de tendência pluviométrica mostra que há possibilidade de em todas as regiões do Mato Grosso do Sul, mas com acumulado geral de até 30 milímetros concentrados especialmente nas regiões norte e extremo-sul do Estado.

Nas demais áreas, é esperado acumulado de até 20 milímetros. Novamente, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30%. Entre os dias 5 a 10 de junho poderá ocorrer uma nova onda de frio com temperatura mínima (estimada) de 7°C concentrada na parte Sul do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio e Sport empatam no fechamento da 10ª rodada do BR Feminino

Duplo feminicídio: ex-moradora de MS e tia são mortas por homem que não aceitava fim de relacionamento

Santos só empata com Ceará no Allianz Parque e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão

Rompimento em adutora deixa metade de Dourados sem abastecimento de água

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

VÍDEO: motoentregador é arremessado em grave acidente na Marechal Deodoro

Últimas Notícias

Brasil

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

Inep também disponibilizou os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2024

Polícia

Familiares continuam nas buscas pelo seu Heitor que desapareceu em Ribas do Rio Pardo

Foi até a um assentamento que fica nas proximidades da empresa Suzano em Ribas

Brasil

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

No mês passado, Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da pena

Emprego e Concurso

Comarca de Água Clara abre inscrições para processo seletivo de estágio em Direito

Poderão participar do processo seletivo os estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Públicas