Dirigentes da (Secretaria Municipal de Saúde) e SES (Secretaria Estadual de Saúde) se reuniram hoje (12) para estabelecer estratégias e ações conjuntas para enfrentar o novo coronavírus (Covid-19) e a dengue. As secretarias estudam reativar 84 leitos, caso seja necessário, para tratar pacientes diagnosticado com alguma das doenças.

Conforme o secretário municipal, José Mauro Filho, embora não tenha nenhum caso confirmado na Capital, o município está monitorando e se preparando para medidas necessárias. “O momento exige muita cautela e toda atenção possível. Por isso, precisamos buscar o apoio do Estado e agir de maneira preventiva e fortalecendo nossas medidas de contenção. Precisamos estar preparados”, reforça.

Entre as medidas estuda, estão o custeio e reativação de 40 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital do Pênfigo, 34 leitos no Hospital Regional de MS, sendo 25 semi-intensivos e nove de UTI. Os leitos serão usados para internação clínica de casos de dengue, e caso, seja necessário para casos suspeito de coronavírus.

O secretário estadual, Geraldo Resende, destacou que a união entre o Estado e o Município será de extrema importância ao combate dessas doenças. “O Governo e o Município estão preparados para este novo desafio em nosso Estado. Estamos tomando medidas preventivas visando atendimento ágil e eficiente à população”, diz.

A secretarias mantém páginas para atualizar os profissionais de saúde e a população possa ter acesso às notas técnicas, protocolos e informes sobre a doença. Clique aqui para ver os dados estaduais e clique aqui para acessar os dados municipais.

Prevenção é o caminho
Estado e município estudam reativar 84 leitos para atendimento do coronavírus e dengueA prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.
Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.
Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.
As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.
Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.
Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em geral.