Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estado declara situação de emergência no Pantanal por causa de incêndios

As queimadas que atingem o Pantanal sul-mato-grossense continuam com focos incansáveis na região de Corumbá. Os incêndios que destroem a floresta acabou fazendo com que o Governo Estadual decretasse situação de emergência nesta sexta-feira (24). O decreto 80 foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado). A área queimada estimada pelo Ibama […]
Arquivo -

As queimadas que atingem o sul-mato-grossense continuam com focos incansáveis na região de . Os incêndios que destroem a floresta acabou fazendo com que o Governo Estadual decretasse situação de emergência nesta sexta-feira (24). O decreto 80 foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado).

A área queimada estimada pelo Ibama e o Prevfogo já ultrapassa 300 mil hectares, somente no Município de Corumbá. Isso provocou o aumento de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, por causa de doenças relacionadas à qualidade do ar, havendo registro de aumento substancial dos casos em coexistência com situação excepcional causada pela da .

O município de Corumbá avalia que está no início do período crítico para incêndios florestais, com graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo. Os incêndios acontecem em decorrência das condições climáticas extremas derivada da combinação de fatores indicativos de temperaturas acima de 30ºC, ventos superiores a 30 km/h de velocidade e umidade relativa do ar abaixo de 30%.

Além de previsão de anomalia de precipitação e temperatura para o mês de agosto de 2020, conforme prognóstico divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Conforme destaca o Decreto, o índice pluviométrico dos últimos anos determina o mais baixo nível do Rio Paraguai dos últimos 8 anos, apresentando cota atual de 1,62 m na régua de , sendo que o nível normal-médio é de 2,56 m para o mesmo local.

Isso tem resultado no secamento de grandes extensões de áreas que, historicamente, deveriam permanecer constantemente alagadas, fator que favorece a queima de turfa durante a propagação de incêndios florestais e dificulta a ação humana direta no combate às chamas, inclusive para acesso à água utilizada nesse combate, resultando na formação de novos focos de calor.

O nível mínimo do Rio Paraguai resulta ainda na impossibilidade de escoamento da produção mineral por hidrovia. A situação acarreta aumento de transporte de carga por via terrestre, e aumenta, consequentemente, a emissão de fumaça de origem fóssil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
rita

VÍDEO: Incêndio se aproxima de muro de condomínio no Rita Vieira

Carro foi jogado a 45 metros após batida com caminhonete que acabou em morte na BR-163

tempo

Agosto começa com sol entre nuvens e máxima deve alcançar os 35°C em MS

Agosto é marcado por datas comemorativas, mas apenas um feriado em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Premeditação: Ex de Cinira armou emboscada e a matou com 5 facadas após vítima assumir namoro

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Feiras culturais e eventos de brechós são destaques do fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos realizados neste fim de semana, em Campo Grande

Cotidiano

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos astronômicos de agosto serão visíveis em MS

O mês terá três eventos astronômicos marcantes nos próximos dias

Emprego e Concurso

Agosto começa com 2,2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Em Campo Grande, 206 empresas oferecem 2.257 oportunidades em 133 profissões diferentes

Famosos

Rodrigo Faro fecha participação em reality da TV Globo; saiba detalhes

Após deixar a Record, Rodrigo Faro fechou com a TV Globo e estará no elenco de um reality; saiba qual competição o apresentador participará