Capitaneado por Uberlândia e Uberaba, o Triângulo Mineiro possui universidades públicas de renome internacional, além de inúmeras faculdades particulares. Inscrições para as federais abrem no fim deste mês.

Passados os meses de festas, milhões de estudantes brasileiros começam a se programar para os resultados dos vestibulares realizados em 2019. Um dos processos seletivos mais famosos do país, o Sisu, abre as inscrições na última semana de janeiro, entre os dias 21 e 24.

Os primeiros resultados saem dias depois, no dia 28 de janeiro. E as inscrições para as universidades e institutos federais começam logo em seguida, entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

E quem está na expectativa de ingressar na vida acadêmica começa a fazer planos para a nova etapa. Entre os diversos polos universitários no Brasil, um dos mais famosos é o do Triângulo Mineiro, que possui inúmeros ônibus da Viação Real Expresso para receber os estudantes — e seus pais — de todo o país.

Triângulo Mineiro
Araxá – Foto da Internet

Triângulo Mineiro

O Triângulo Mineiro é um polo urbano que abrange diversas cidades mineiras. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) classifica o Triângulo e o Alto como uma região “intermediária e imediata”, uma divisão regional que foi criada pelo órgão em 2017.

As cidades mais famosas da região são Uberlândia e Uberaba. Mas outras cidades como Araxá, Patos de Minas e Ituiutaba também são importantes centros para a região.

Universidades públicas do Triângulo Mineiro

Com mais de 1 milhão e 200 mil habitantes, é natural que o Triângulo Mineiro tenha mais de uma pública.

E, para quem está na expectativa do Sisu, nunca é demais lembrar que, nessa região, há pelo menos duas grandes instituições públicas brasileiras: as universidades federais de Uberlândia (UFU) e a do Triângulo Mineiro (UFTM) que têm fama internacional.

Triângulo Mineiro
Universidade Federal de Uberlândia – Foto da Internet

Ensino de excelência

Quem já conhece a região sabe que as universidades federais ali alocadas oferecem ensino público e de qualidade. Diversas pesquisas importantes têm sido conduzidas por docentes das federais de Uberlândia e do Triângulo.

Além disso, para quem quer permanecer na carreira, há muitos grupos de pesquisa e formas de ingressar na vida acadêmica, como os cursos de especialização e pós-graduação.

 

Aceitação no mercado de trabalho

Para quem se preocupa com o mercado de trabalho, é importante lembrar que os alunos dessas universidades costumam encontrar bons postos de trabalho tanto em cidades da região como em outros centros urbanos.

Em reportagem realizada pelo portal de notícias G1, diversos estudantes apontaram que escolheram as cidades da região por causa da qualidade do ensino, que lhes possibilita muitas experiências positivas no mercado de trabalho.

Vida universitária efervescente

Para quem está na expectativa de ingressar na vida universitária e não sabe se as cidades do Triângulo são mais agitadas ou mais pacatas, é válido lembrar que, por ali, os jovens estudantes garantem dias de muitas festas e convívio social intenso.

Cidades como Uberlândia e Uberaba possuem um porte médio, mas a infraestrutura presente nessas regiões é tão boa quanto a das cidades grandes, dos centros urbanos. Dessa forma, elas têm o charme do interior com a praticidade dos serviços das grandes capitais.

Triângulo Mineiro
Tem descontração – Foto da internet

 

Para se divertir

Na região, há diversos parques naturais, cachoeiras e lugares históricos para se conhecer. Um desses ambientes com importância histórica é a casa do médium Chico Xavier.

Triângulo Mineiro
Cachoeira Casca D’Anta

Além do Sisu, é possível optar pelo Fies

Como se sabe o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é adotado por milhares de universidades e institutos federais como forma de selecionar os alunos que vão ingressar em seus cursos de graduação.

Implementado há 9 anos, o Sisu permitiu que jovens que até então não tinham condições de se locomover para outras cidades e estados para realizar as provas de pudessem participar dos processos seletivos, por meio das notas obtidas nas provas do Enem.

Mas a nota do Enem não é usada apenas no Sisu. Quem quer matricular-se em faculdades privadas e não tem condições pode pleitear ajuda por meio do Estudantil (Fies).

Triângulo possui faculdades privadas

E é válido lembrar que o Triângulo Mineiro possui inúmeras faculdades privadas que aceitam o Fies. Ou seja, quem quer estudar na região tem outras possibilidades, além das universidades federais.

 

Jornalismo, moda, veterinária, psicologia e medicina são algumas das graduações ofertadas por instituições particulares com mais procura entre os estudantes.