Pular para o conteúdo
Cotidiano

Espaços esportivos e científicos são abertos para uso na Cidade Universitária da UFMS

A partir deste mês, a UFMS vai abrir espaços esportivos para prática de atividades, além de espaços de ciência e cultura em Campo Grande. Neste final de semana haverá ações especiais no Teatro Glauce Rocha, como parte do programa Vem pra UFMS. “Planejamos a abertura dos espaços esportivos e científicos, mas sempre observando as condições […]
Arquivo -

A partir deste mês, a UFMS vai abrir espaços esportivos para prática de atividades, além de espaços de ciência e cultura em . Neste final de semana haverá ações especiais no Teatro Glauce Rocha, como parte do programa Vem pra UFMS.

“Planejamos a abertura dos espaços esportivos e científicos, mas sempre observando as condições e limites estabelecidos no plano de biossegurança. Temos muitos espaços que por meio de uma utilização racional podem atender a comunidade acadêmica e o público em geral”, comentou o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes.

A atividade física pode contribuir com a melhora na qualidade de vida e auxiliar na promoção da saúde, por isso a Instituição optou em disponibilizar aos poucos, paralelamente à continuidade das atividades remotas, espaços como a pista de atletismo para caminhada e corrida, a piscina e as quadras para prática de basquetebol e voleibol.

Piscina poderá ser utilizada pela comunidade acadêmica

Durante a semana, de acordo com a professora Sarita Bacciotti, chefe da divisão de Gestão de Eventos Esportivos da Proece, os espaços serão reabertos para acadêmicos e servidores mediante agendamento prévio. “O uso será autorizado seguindo as recomendações do protocolo de biossegurança da Universidade e restrito ao treinamento de fundamentos técnicos esportivos individuais, não sendo permitido treinamento coletivo”, explica Sarita

A solicitação de agendamento para a próxima semana já pode ser encaminhada para o e-mail [email protected] É preciso agendar com antecedência mínima de 24 horas, informando nome completo, CPF, RGA/Siape, telefone, qual espaço a ser reservado, data de reserva e horário. “Também devem ser seguidas recomendações como número máximo de usuários, distanciamento e uso de máscara durante utilização do espaço”, diz Sarita.

A pista de atletismo pode ser utilizada nos seguintes dias e horários: segunda às sextas-feiras, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com uso liberado apenas para servidores e estudantes. A piscina também pode ser utilizada apenas pela comunidade acadêmica de terça-feira a sábado, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já as quadras, podem ser utilizadas por servidores e estudantes entre terça e sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h, estando liberadas para uso da comunidade externa aos sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 12h. “Para utilização das quadras pela comunidade acadêmica, pode ser consultada agenda prévia aqui. Já aos finais de semana, um servidor fará o agendamento por ordem de chegada no local”, explica a professora Sarita.

Fins de semana

Além de poder utilizar as quadras, a comunidade externa também poderá participar de atividades lúdicas, recreacionais, exposição e brincadeiras científicas a serem realizadas no Teatro Glauce Rocha e na esplanada do (em frente à rampa do Estádio) aos fins de semana. Segundo o pró-reitor, essa programação dever acontecer durante todo o dia no sábado e nas manhãs de domingo. “Também queremos fomentar o espaço convidando a comunidade a estar ali e participar da programação, que será conduzida de forma a resguardar a segurança e saúde de todos”, acrescenta Marcelo.

De acordo com a professora Caroline Spanhol, chefe da Coordenadora Escola de Extensão da Proece, as atividades fazem parte do projeto Vem pra UFMS e já começam a acontecer no próximo sábado e domingo, 21 e 22. “Nosso principal objetivo é promover atividades para crianças e adolescentes, além de divulgar os cursos e processos seletivos da UFMS”, conta Caroline.

Na Esplanada do Morenão, durante as manhãs de sábado e domingo, das 8h às 12h, serão oferecidas atividades como jogos, brincadeiras, pinturas, desenhos e contação de história. Já no Teatro Glauce Rocha, as atividades acontecem durante todo o dia de sábado e aos domingos pela manhã. A cada fim de semana serão desenvolvidas atividades diferentes. Entre elas estão: apresentação de robôs e desenvolvidos pela Faculdade de Computação; coleta, arrolamento de bens arqueológicos, coleção zoológica, construção de paraboloide hiperbólico, apresentação sobre a células e a origem da doença, entre outras ações no Teatro Glauce Rocha.

Para o pró-reitor Marcelo Fernandes, o objetivo é permitir que as pessoas utilizem os espaços esportivos com atenção aos cuidados de biossegurança. “É importante salientar que adotaremos medidas de segurança, como: aferição de temperatura, identificação preventiva de sintomas da , uso de máscaras, higienização de mãos, distanciamento, limite do número de pessoas e uso de materiais esportivos individualizados”, reforça o pró-reitor. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa morre em veículo após mal súbito na MS-162 em Dourados

pastor legendarios se pronuncia sobre igreja catolica 3

Pastor do Legendários se pronuncia após Igreja Católica desaconselhar movimento

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: O que se sabe do caso da mulher jogada na vala pelo amante

Mauricio Silveira: quem é o ex-ator da Globo que está em coma após retirar tumor

Notícias mais lidas agora

Amante pode ter jogado mulher ainda viva para esconder traição em Terenos

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Com receita de R$ 6,6 bilhões, prefeitura de Campo Grande aprova LDO de 2026

Últimas Notícias

Trânsito

Técnica de enfermagem morre em acidente na BR-060 em Sidrolândia

Vítima era passageira de veículo carregado com cigarros contrabandeados. Motorista foi preso

Cotidiano

Imigrante da Bolívia recebe cartão do SUS para atendimento eletivo em Corumbá

Direito foi concedido com auxílio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Brasil

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação

Alto valor e demora para tirar CNH são fatores que motivam mudanças do governo

Transparência

Diretora de regulação da Agems é reconduzida ao cargo para mais quatro anos

Caroline Farias Tomanquevez ocupou o cargo na Agência pela primeira vez em 2023