As escolas municipais já estão se preparando para atender os alunos no ano que vem. O ano letivo está previsto para começar no dia 8 de fevereiro em e algumas das medidas de biossegurança já estão sendo tomadas, como a instalação de mais pias e dispensers de álcool em gel, para higienização das mãos das crianças. Além disso, escolas passam por desinfecção nesta semana.

As 94 escolas de e 12 Emeis (Escolas de Infantil) que receberam seções eleitorais no dia 15 de novembro passam pela limpeza. O serviço é feito por equipes da Semed (Secretaria Municipal de Educação), com o uso de seis máquinas e materiais cedidos pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Nesta sexta-feira (20), passaram por desinfecção as escolas municipais Danda Nunes (Vivenda do Bosque), Vanderlei Rosa de Oliveira (Novos Estados) e Consulesa Margarida Maksoud Trad (Estrela Dalva).

Além disso, as escolas realizam a limpeza e higienização regular, mesmo sem a presença física dos alunos, que estão em aula domiciliar desde o dia 18 de março, e iniciaram a instalação de dispenser de álcool em gel e dispenser de sabão em diversos locais das unidades.

Na Emei Piratininga, algumas adaptações físicas já tiveram início. “Estamos criando áreas externas com calçadas, construindo lavatório de mãos na entrada da e trocando janelas basculantes por janelas de abrir, para melhorar a ventilação”, comentou a diretora Ana Cristina Dorsa.

O prédio da Escola Municipal Barão do Rio Branco, localizada na zona rural, que fica no distrito de Rochedinho, também passa por adaptações. “Estamos aumentando o número de pias instaladas, estudando a viabilidade de comprar alguns equipamentos”, explicou o diretor Francisley Galdino.

A Escola Municipal Professor Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis, passa por mudanças. “Implantei dispensers de álcool em gel, nas entradas das salas, e lixeiras com pedal. A intenção, ainda, é adaptar as pias”, afirmou a diretora Valéria Cristina Pereira.

A Semed afirma que a meta para o próximo ano é disponibilizar equipamentos às escolas, professores e alunos, para complementar as medidas de biossegurança necessárias ao retorno das aulas presenciais. Entre os equipamentos a serem adquiridos, estão os dispensers de álcool em gel e de sabão, avental para uso de professores em sala de aula, face “shield” (máscara de proteção facial), termômetro eletrônico e máscaras confeccionadas em parceria com o FAC (Fundo de Apoio à Comunidade). Outros insumos serão adquiridos, a exemplo o álcool em gel, álcool líquido e sabonete líquido.

“A Semed adotou medidas de segurança, além da suspensão das aulas presenciais, orientou os servidores a lavarem frequentemente as mãos com água e sabão, a fazerem o uso de máscara, conforme determina os decretos municipais, a usarem álcool em gel, além de adotarem as medidas de distanciamento físico”, informou.

(com informações da Semed)