Escolas e cursinhos reprogramam aulas após adiamento do Enem para o início de 2021
O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram nesta quarta-feira (8) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O adiamento é devido a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A notícia não foi uma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram nesta quarta-feira (8) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O adiamento é devido a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.
A notícia não foi uma surpresa para as instituições, pois já era anunciada há alguns meses pelo Governo Federal.
Em Campo Grande, as escolas e cursinhos afirmam que devido ao adiamento do Enem, precisarão reprogramar e ajustar as aulas e, com o ‘tempo ganho’, aproveitarão para reforçar os conteúdos aos alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Instituto Lutter King, Renilda Ferreira dos Santos, as aulas seguem acontecendo normalmente através de grupos das redes sociais e vídeos e com o adiamento do Enem, o instituto aproveitará para reforçar as aulas.
“Como continuamos com as aulas online e provavelmente permaneceremos com as aulas a distância até a data [da prova do Enem], vamos usar esse tempo para aplicar novamente o conteúdo e passar o que pode ter ficado para trás quando a pandemia começou”, disse ao Midiamax.
Renilda pontuou que devido as teleaulas, tanto os professores como os mais de 100 alunos precisaram se adaptar ao novo método de ensino e adiamento da prova nacional, ajudará a adaptar e reforçar as aulas aos estudantes.
Reprogramação dos conteúdos
Um dos professores do Cursinho Dom Bosco, Fernando “Barney”, disse que o adiamento do Enem promoverá uma reprogramação dos conteúdos das aulas para que os alunos possam estudar até as vésperas da prova em janeiro e fevereiro. Anteriormente, o professor disse que o adiamento até ajudaria a dar um alívio psicológico aos estudantes.
“Essa data nós já estávamos prevendo. Nós estamos readequando o calendário para contemplar os alunos até janeiro e vendo a possibilidade de abrir novos cursos até lá”, explicou o professor.
Professor em cursinhos pré-vestibular em Campo Grande, Juliano ‘Gordão’, disse que as aulas seguem por meio online e assim deverá permanecer até até que o MEC libere os jovens a retornarem às salas de aula e conteúdos devem prosseguir até meados do Enem.
De acordo com o professor, as turmas são compactas e acontecem em turnos diferentes para ajudar na rotina dos alunos.
Adiamento do Enem
A confirmação do adiamento aconteceu por meio de uma entrevista coletiva, onde as novas datas para a execução do Enem de 2020 foi divulgada. A prova impressa deverão ser realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto para a prova digital, ficaram reservada as datas de 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.
Outras datas como reaplicação do Enem Digital também foram divulgadas: 24 e 25 de fevereiro. O resultado das provas acontecem no dia 29 de março.
A divulgação das datas aconteceu por meio de videoconferência, composta pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Estiveram presentes na transmissão o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, e de representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.