Pular para o conteúdo
Cotidiano

Equipamentos de combate a incêndio foram testados um dia antes de tragédia, diz Atacadão

No domingo, incêndio destruiu o Atacadão da avenida Duque de Caxias e imagens mostram brigadista segurando mangueira com água sem pressão
Arquivo -

O informou que os equipamentos de combate a foram testados um dia antes do fogo que destruiu a unidade da avenida Duque de Caxias, no domingo (13), em .

Em nota, a assessoria de imprensa da rede atacadista reforça que “toda a documentação da loja, assim como os equipamentos estavam em dia, de acordo com a legislação”.

Especialista ouvido pela reportagem do Jornal Midiamax avaliou imagens que mostram o início do combate às chamas e indicou que houve falha “só não sei se técnica ou humana”.

No caso dos equipamentos terem sido testados um dia antes do incêndio no Atacadão, a suspeita recai sobre a falha humana. Conforme o especialista, que é empresário no ramo de formação de brigadistas para empresas, o vídeo mostra um brigadista com a mangueira saindo água fraca, sem pressão. Isso ocorreu, segundo ele, porque a bomba de pressurização não foi acionada. Existe um botão ao lado do hidrante para acionar a pressão, porém “algum brigadista não conseguiu acionar essa botoeira, até mesmo por nervosismo, ou ela estava com defeito”.

incêndio no Atacadão

Questionada sobre a quantidade de brigadistas disponível no momento do incêndio, a assessoria do Atacadão limitou-se a informar que “no momento do incêndio, a loja contava com funcionários brigadistas, que atuaram imediatamente para conduzir a situação”.

Em relação a quando ocorreu o último treinamento ou simulação para manter a equipe de brigadistas preparada para uma situação assim, a empresa informou apenas que “equipe de brigadistas passa por um treinamento periódico”.

Polícia vai analisar câmeras de segurança

O delegado responsável pelas investigações do incêndio, Bruno Urban, informou na manhã desta terça-feira (15) que irá requisitar as imagens de câmeras de segurança. Assim, será possível analisar atitudes suspeitas que possam ajudar a elucidar o caso. “Não vamos pedir só a filmagem, mas sim todo o aparelhamento de gravação, analisaremos a conduta de algumas pessoas dentro do mercado, se há conduta suspeita de algum cidadão dentro da unidade”.

delegado investiga incêndio no Atacadão de Campo Grande

A perícia ainda não explorou toda a área, pois há focos de calor, pequenas explosões e risco de desabamento. Por isso, as equipes da Polícia Civil entram aos poucos, conforme os bombeiros vão liberando o acesso a algumas partes.

Em declaração à imprensa, o delegado não descartou hipótese alguma. “Não podemos descartar acidente como um curto-circuito ou incêndio criminoso”, declarou.

Tragédia poderia ter sido evitada

Então, conforme a opinião do especialista em brigadas empresariais, a tragédia poderia ter sido amenizada, caso a ação inicial dos brigadistas tivesse sido efetiva. “Pelas imagens, só havia uma linha de fogo, na gôndola. A chance de ter apagado o fogo ali era grande se tivesse sido acionado tudo corretamente. Assim, não teria tomado essa proporção”, avalia.

“Eu vi que o Atacadão informou que alguns brigadistas cuidavam da evacuação do local e fizeram isso muito bem feito, pois não houve feridos. Entretanto, a equipe tem que estar preparada para realizar as duas tarefas [evacuar e combater as chamas] simultaneamente”, concluiu.

incêndio no Atacadão
(Foto: Marcos Ermínio)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

João Guilherme resgata polêmica do cropped e debocha de Rafael Cardoso: ‘Decaiu’

Com imunização de 2.600 cães em agosto, Dourados mantém vacinação itinerante

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

Roda de ônibus do Consórcio Guaicurus se solta no meio da rua em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Mundo da moda em luto: morre aos 91 anos Giorgio Armani, mestre da elegância

Últimas Notícias

Política

Bancada do PT se abstém em votação do projeto da MSGás, mas texto é aprovado pela maioria na Alems

Projeto teve vota contra de João Henrique Catan (PL), mas foi aprovado por 16 deputados

Trânsito

Familiares de Natália, vítima de acidente em Corumbá, fazem vaquinha para tratamento de namorado

Vinícius sobreviveu a colisão em 27 de agosto, mas Natália não resistiu aos ferimentos

Mundo

Raios provocam incêndio enorme na California e 300 pessoas ficam desabrigadas

As chamas atingiram a cidade de Chinese Camp, considerada marco histórico da Corrida do Ouro

Le Blog Maria Antonia

Kate Middleton abandona o castanho e surge loira ao lado do príncipe William

No mês passado, surgiram fotos da Princesa de Gales que revelaram seu cabelo aparentemente mais claro. Mas como eles foram capturados através de uma janela de carro, era impossível dizer o quanto mais leve. Hoje foi confirmado: ela está oficialmente loira. Aparecendo ao lado de seu marido, o príncipe William, durante uma visita ao Museu … Continued