Um acumulado de lixo na Rua Clevelândia, no Jardim das Hortências, em Campo Grande, está preocupando os moradores da região. Isso porque com a incidência de animais peçonhentos aparecendo, muitos temem pela saúde.

Entulho acumulado em rua preocupa moradores: ‘já apareceram cobras e escorpiões’Conforme um morador do bairro, escorpiões tem aparecido com frequência nas casas e, neste domingo (26) uma cobra foi morta. “Esse entulho está tomando conta da rua. Já tentei falar com os responsáveis [pelo terreno] porém sem sucesso e cada dia mais está aumentando esse lixo”, comentou o morador com a reportagem.

O Midiamax entrou em contato com a prefeitura questionando se a região está no cronograma de dedetização do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e aguarda resposta.

Dedetização em bairros com incidência

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) definiu estratégia para conter a incidência de escorpiões em Campo Grande. A partir do dia 24 de janeiro as equipes vão atuar de forma efetiva nos bairros e realizarão dedetização em locais pré-programados considerados de risco.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em 2019 foram registrados mais de 742 acidentes envolvendo picada de escorpiões na Capital. E durante o verão, com o calor e chuvas constantes, o risco de aparições desses animais pode crescer.

São nessas mesmas condições que os escorpiões se reproduzem, fazendo com que, além de serem mais visíveis por saírem de seus esconderijos, aumentam a população em toda a cidade. As recomendações para evitar acidentes com esses animais peçonhentos, não poderiam ser mais específicos, como a limpeza dos terrenos.