Pular para o conteúdo
Cotidiano

Entenda como o Paraguai tem 66 mortes por Covid-19 e o que MS deveria aprender

Vizinho de Mato Grosso do Sul, o Paraguai obteve resultados significativamente melhores no combate ao coronavírus, que causa a Covid-19. Desde o início da pandemia, o país registrou até o dia 6 de agosto 66 mortes e 6.375 casos, enquanto que MS se aproxima da marca dos 30 mil infectados e tem 458 óbitos. Primeiro, […]
Arquivo -

Vizinho de , o Paraguai obteve resultados significativamente melhores no combate ao coronavírus, que causa a . Desde o início da pandemia, o país registrou até o dia 6 de agosto 66 mortes e 6.375 casos, enquanto que MS se aproxima da marca dos 30 mil infectados e tem 458 óbitos.

Primeiro, é importante destacar que o Paraguai tem quase 3 vezes a população de MS e um território mais extenso também. O que poderia ser uma dificuldade para enfrentar a doença, não se concretizou.

Para entender como Paraguai conseguiu resultados expressivos, é necessário expor que o país vizinho iniciou medidas de restrição mais severas desde o início da pandemia.

No início de fevereiro, quando nenhum caso de covid-19 havia sido registrado ainda, o governo de Mario Abdo Benítez suspendeu os vistos para todos os cidadãos da República Popular da China, bem como para qualquer estrangeiro que viajasse para a China continental.

Então, em 10 de março, três dias após a confirmação dos dois primeiros casos no país – os de dois cidadãos do Equador e da Argentina – Abdo, apoiado pelo ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, decretou o isolamento preventivo em nível nacional.

As autoridades decretaram total, uma das mais rigorosas da região. Os paraguaios tinham que ficar trancados em suas casas e só podiam comprar comida e remédios, em caso de emergência ou se fossem trabalhadores essenciais.

Júlio Croda
O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Júlio Croda. (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Exemplo

O médico infectologista e ex-diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, avaliou que, mesmo com a transmissão mais avançada da doença, as ações podem ajudar Mato Grosso do Sul. “Agora que é extremamente necessário. Elas [ações restritivas] são válidas em qualquer momento, pois diminuem a taxa de contágio com ações restritivas”, ressalta.

Conforme o especialista, essas ações restritivas são responsáveis pelo sucesso no enfrentamento da doença no Paraguai. “Porque eles mantêm essas medidas. O governo paraguaio deixou clara a comunicação com a população, que aderiu”, pontua.

Essa clareza de comunicação foi o que não aconteceu no Brasil e isso, segundo Croda atrapalhou o combate à Covid-19. “Aqui temos um presidente que fala uma coisa, estado fala outra e município outra. Esse é o problema”, avalia.

Lockdown

Para o especialista, diante do cenário que MS passa, principalmente , o mais indicado seria o lockdown. “Não tem dúvida, agora é o ideal, porque não tem outro jeito”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

são gabriel do oeste licitação saúde

Denúncia de irregularidade suspende licitação para saúde de São Gabriel do Oeste

lula carne trump

Trump diz que Lula pode ligar para ele ‘a qualquer momento’

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Ao saber da morte do filho, pai agride esposa e acaba preso em Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais

Polícia

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Suspeito foi preso nesta sexta-feira (1º), cinco anos após o crime

Cotidiano

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Viação Cidade de Três Lagoas, que assumiu o serviço, alerta que cartão do transporte coletivo antigo deixará de ter validade após o prazo

Polícia

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Defensoria Pública de MS divulgou nota de repúdio após a repercussão do grito nesta sexta-feira (1º)