A SES (Secretaria de Estado de Saúde de MS) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizam já desde a última sexta-feira (10) agendamentos para o atendimento ‘drive-thru’ para testagem de pacientes para coronavírus, sem necessidade de sair do veículo. O serviço começa a funcionar nesta segunda, porém, há algumas regras.

A primeira delas é que é preciso agendar com antecedência pelo Disk Covid (67 3311-6262). Por telefone, o paciente será entrevistado e relatará à equipe de saúde os sintomas. Somente caso ele apresente sintomas gripais – tais como febre, coriza e dor de garganta é que a consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de Julho com a 7 de setembro, é agendada.

O paciente receberá uma mensagem de texto no celular confirmando a data, o horário e o local do atendimento. Na data informada, o paciente se desloca até o endereço, confirma os dados e o material é coletado, na técnica RT PCR, por biologia molecular. A coleta ocorre dentro do próprio automóvel.

A SES pede, se possível, que o próprio paciente conduza o veículo sem acompanhante. A coleta leva no máximo 20 minutos.

Na sequência, a amostra é encaminhada ou para o Laboratório da UFMS ou para o Lacen (Laboratório Central) e o resultado leva de 24h a 48h, no máximo, para sair, e será encaminhado também por mensagem de texto ao paciente. A equipe do Disk Covid também fará acompanhamento. Além disso, o resultado também poderá ser consultado no site da SES (clique AQUI).

A expectativa é que, a depender do funcionamento em Campo Grande, o serviço possam também ser realizado da mesma maneiro no interior. Serão realizados 100 testes diários no Disk Covid. Quem procurar o serviço, mas não tiver carro, também receberá atendimento de forma rápida e segura – até mesmo quem for a pé.

Posted by SESAU – Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS on Friday, April 10, 2020