Enem 2019: Resultado é disponibilizado a partir das 9h desta sexta
O Ministério da Educação divulga nesta sexta-feira (17) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados estarão disponíveis a partir das 10 horas da manhã – 9h no horário de MS. Os candidatos poderão acessar as notas tanto no site como pelo aplicativo do Enem. Para consultar o resultado, é preciso usar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Educação divulga nesta sexta-feira (17) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados estarão disponíveis a partir das 10 horas da manhã – 9h no horário de MS. Os candidatos poderão acessar as notas tanto no site como pelo aplicativo do Enem.
Para consultar o resultado, é preciso usar uma senha já cadastrada, que deve ser inserida na “Página do Participante”. Se o estudante não lembra a senha, ele pode fazer a recuperação dos dados, segiundo os seguintes passos:
- Acessar o canal do participante no site do Enem
- Responder ao desafio de figuras solicitado no campo
- Inserir o CPF
- Clicar em “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela
- Clicar em “enviar senha”
- Aguardar uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado
- Assim que tiver a nova senha, digitá-la no sistema para conferir o resultado
O MEC orienta o estudante a conferir tanto a caixa de entrada do e-mail quanto a pasta de spam, pois a mensagem pode ser direcionada pra lá. Ainda de acordo com o MEC, caso o candidato não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado no site do Enem, ele pode alterar o endereço. Mas é preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação.
O MEC também disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.
Como a nota é calculada?
Duas pessoas que acertam o mesmo número de questões no Enem podem ter notas diferentes. Isso porque, segundo o INEP, a metodologia adotada para chegar à nota final é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que busca priorizar a coerência no desempenho dos estudantes.
Em cada uma das quatro áreas de conhecimento, a TRI é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante. O desempenho médio dos candidatos encontra-se no meio dessa régua – os 500 pontos. Nesse sentido, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes; as acima de 500, maior.
Logo, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões consideradas mais fáceis, mas errou as mais complexas.
Jpa a nota da redação não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por mais de 5 mil avaliadores, que recebem cada um até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias. A cada 50 redações, o corretor recebe duas já avaliadas por uma equipe de especialistas, que serão usadas para analisar o desempenho do corretor.
Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.