Pular para o conteúdo
Cotidiano

Encomendas e boletos atrasados? Sabia o que fazer durante a greve dos Correios

Com a greve dos Correios, alguns consumidores estão com boletos e encomendas atrasadas, assim é preciso prestar atenção aos prazos.
Arquivo -
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Desde 17 de agosto foi oficializada a greve dos , a paralisação ainda não possui data para acabar. Com isso, alguns consumidores estão com boletos e encomendas atrasadas. Entretanto existem algumas formas de lidar com a situação.

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) deferiu liminar que estabelece que os Correios mantenham 70% dos funcionários em atividade, mesmo durante a greve. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), mais de 70% das lojas online de pequeno porte utilizam os Correios para envio das encomendas.

Boletos que não chegaram

Empresas que enviam as faturas por meio dos Correios precisam disponibilizar outras formas viáveis para os clientes realizarem os pagamentos. Porém, a paralisação não altera a responsabilidade do consumidor realizar o pagamento, mesmo que o boleto não tenha chegado em casa.

Ao Metrópoles, o advogado Leandro Nava, que é especialista em direito civil e contratos, explicou que “se o consumidor recebe a fatura dele via Correios, ele tem a ciência de que há uma data de vencimento mensal para quitar aquele valor. O fornecedor, por sua vez, é obrigado a gerar outra opção acessível, como pagamento presencial, internet, QR code ou outros meios virtuais”.

Além disto, as empresas devem avisar sobre mudanças nas formas de pagamento e como obter as faturas. “Mas, caso não realize o pagamento no tempo certo, será cobrada a multa sim”, destaca o advogado.

Encomendas atrasadas

Para evitar sair de casa durante a pandemia, compras online com entrega em casa são opções para os consumidores. Assim, com a greve dos Correios, existe a possibilidade das encomendas atrasarem.

Então, nesses casos, a própria empresa é responsável por encontrar alternativas para entregar os produtos no prazo definido na compra. O especialista explicou que se a empresa “não cumprir a oferta ou ocorrer algum atraso, pode gerar sim a ação indenizatória, porque ela é encarregada de toda a logística”.

Nestes casos a responsabilidade é toda da empresa, que deve fazer o necessário para manter os prazos e de forma alguma o consumidor deve ser penalizado. Entretanto, Nava ressalta que se “o fornecedor deixar claro na proposta de venda que, caso exista necessidade, haverá um custo adicional na compra, ele pode cobrar um novo valor pela entrega independente. Mas é necessário informar o valor antes da compra”.

O que fazer?

O consumidor que receber a mercadoria com algum defeito ou até mesmo não receber o produto comprado, pode entrar com ação pelo Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). Já em casos de atraso na entrega, o consumidor pode entrar com pedido de indenização moral, que deve ser requerida na Justiça.

Além disto, o advogado lembra que “o consumidor tem ainda o direito, caso tenha interesse, de cancelar a compra e receber a devolução total do dinheiro pago, que é valor do item acrescido do frete”. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Super Quarta: Funsat oferece 2,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira

Andarilho coloca fogo em galeria de drenagem e provoca buraco na BR-163 

Irmão de Zezé di Camargo atribui morte de Preta Gil a castigo divino: ‘Deus é justo’

Campo Grande registra sensação térmica de 2,5°C na madrugada

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Câmeras mostram percurso de 20 minutos feito por amante ao jogar corpo de mulher em vala de Terenos

Últimas Notícias

Brasil

Deputado Lindbergh protocola requerimento para cassar mandato de Carla Zambelli

Mesmo presa, Zambelli segue com mandato parlamentar enquanto a Câmara não deliberar sobre a cassação

Esportes

Onde assistir: Derby Paulista é destaque em confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Rodada ainda tem outras quatro partidas mata-mata

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 9 recebem parcela de julho nesta quarta-feira

Em julho, o programa social contempla 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

Contribuintes de Dourados têm até quinta para aderir ao Refis 2025 com até 100% de desconto

Pagamentos parcelados podem ter remissão de 30% a 50%, com parcelamentos de até 10 vezes (ou 24 para dívidas acima de R$ 100 mil