Pular para o conteúdo
Cotidiano

Empresário vai à justiça para derrubar toque de recolher em Dourados

Com 279 casos confirmados de coronavírus em Dourados, um empresário da cidade entrou com mandado de segurança contra a Prefeitura de Dourados. Ele quer derrubar o decreto  que ampliou o horário do toque de recolher que funciona entre 20h e 5h, depois que teve seu estabelecimento notificado por descumprimento de medidas preventivas. A defesa alega […]
Arquivo -

Com 279 casos confirmados de em , um empresário da cidade entrou com mandado de segurança contra a Prefeitura de Dourados. Ele quer derrubar o decreto  que ampliou o horário do toque de recolher que funciona entre 20h e 5h, depois que teve seu estabelecimento notificado por descumprimento de medidas preventivas.

A defesa alega que  Decreto Municipal nº 2.615, de 25 de maio de 2020,  “carece de legalidade, constitucionalidade e embasamento técnico-científico em parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, razão pela qual constitui-se, per si, em ato ilegal que ensejou violação a direito líquido e certo do impetrante”.

O empresário também relata que sofreu violação em seu direito líquido e certo à legalidade, liberdade de trabalho, locomoção e reunião, garantias constitucionais previstas no artigo 5º, incisos II, XIII, XV e XVI da Constituição Federal.

“Ora, como se denota da simples leitura do art. 3º da Lei nº 13.979/2020, NÃO HÁ QUALQUER MENÇÃO AO TOQUE DE RECOLHER como medida legal para o enfrentamento à pandemia, não podendo o Poder Executivo Municipal inovar em matéria de legislação federal”, fundamenta a defesa ao citar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A defesa do empresário também justifica a urgência na decisão judicial, ressaltando que a demora pode causar “risco de profundos prejuízos de ordem financeira e material para o impetrante, que, como já dito, tem em sua lanchonete a sua única fonte de renda, de maneira que a demora na resolução  deste mandamus prejudicará diretamente sua fonte de renda alimentar”.

Nos últimos dias a administração municipal, tem intensificado as fiscalizações em bares, conveniências e restaurantes, em relação cumprimento do toque de recolher. Ações estão realizadas diante do crescimento de casos e também das recomendações do (Ministério Público de ).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais