Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em uma semana, drive-thru contabiliza 300 exames agendados de coronavírus

Na primeira semana de atuação, o drive-thru contabilizou cerca de 300 exames agendados no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, para combate ao coronavírus. Mesmo quem não possui veículo, pode realizar o atendimento pelo mesmo sistema, sendo encaminhado para duas unidades de saúde: a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino […]
Arquivo -

Na primeira semana de atuação, o contabilizou cerca de 300 exames agendados no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de , para combate ao . Mesmo quem não possui veículo, pode realizar o atendimento pelo mesmo sistema, sendo encaminhado para duas unidades de saúde: a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino e o Centro Regional de Saúde do Cophavilla II. 

O tenente-coronel Fernando Carminati, chefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, afirma que nem todos os casos são elegíveis para a realização do exame, apenas os que apresentam sintomas gripais. “Muitas pessoas nos ligam sem os sintomas, sem necessidade e isso pode prejudicar o contato de quem realmente precisa. Isso pode congestionar nosso serviço telefônico”. Isso acaba causando congestionamento na linha.

Para passar pelo Drive-Thru Coronavírus é preciso antes que o cidadão entre em contato pelo Disk Covid, 67-3311-6262, relatar os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno. Caso a pessoa apresente algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua 14 de julho, entre as ruas 26 de Agosto e 07 de setembro.

A consulta é agendada por telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05 minutos, maneira forma e ágil.

Depois de colhido, o exame é encaminhado ao Laboratório da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ou ao Lacen (Laboratório Central). O resultado leva de 24h a 48h para ficar pronto e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Disk Covid

Implantado no dia 24 de março, o Disque Dúvidas Coronavírus já atendeu mais de 4,8 mil chamadas telefônicas de todo o Estado. A maior parte das ligações é referente a dúvidas sobre os sintomas. A equipe é formada por 12 profissionais de saúde, e a viatura precisou se deslocar para atendimento local por 9 vezes nessa primeira semana de funcionamento.

(Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Ponto de acolhimento

Com previsão de 10°C, SAS reativa ponto de acolhimento no Ayrton Senna

Ex-bancária de Dourados reinventa aposentadoria na produção de farofa artesanal com sabor de infância

sala de cremação preta gil

Emocionante? Influencer entra em crematório e mostra como foi despedida de Preta Gil

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

‘Pix falso, lanche falso’: lanchonete envia pedra no lugar de lanche por suspeita de golpe de cliente

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Casas fazenda’ e muitos idosos são o espelho da vida tranquila no Bairro Coophasul, em Campo Grande

Reportagem especial do "Midiamax nos bairros" inaugura uma série de reportagens, a iniciar pela região norte da cidade

Cotidiano

União autoriza expropriação de 6 km na BR-163 para duplicação em Campo Grande

CCR MSVia precisa ampliar parte da BR-163 como parte do novo plano de concessão

Brasil

CFM proíbe médicos de aplicarem anestesia para realização de tatuagens estéticas

Proibição vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem

MidiaMAIS

Nova frente fria surpreende e traz florada de ipês-amarelos a Campo Grande

Florada dos ipês-amarelos ocorre sempre entre os meses de julho e agosto e costuma durar pouco mais de uma semana