Conforme dados dos últimos boletins epidemiológicos elaborados pela Secretaria de Estado de Saúde os casos confirmados de em saltaram de um, até 4 de fevereiro ano passado, para 35 no mesmo deste ano.

Durante o ano de 2019, a quantidade de casos notificados por suspeita de dengue em todo o Estado chegou em 73.720. No ano passado, somente em Dourados,  foram registrados 5.880 casos suspeitos da doença, com 3.566 confirmações e oito mortes.

Preocupada com as projeções alarmantes, a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosa Alexandre da Silva observa que,  que embora as autoridades estejam empenhadas na prevenção e no combate à doença, é fundamental que a população faça sua parte e que isso, segundo ela, infelizmente ainda não vem ocorrendo como deveria.

“Apenas em dois locais encontramos, 67 focos em um supermercado e 12 focos em um comércio de peças usadas de veículos. Multa de R$ 800 por cada foco”, postou a coordenadora em sua rede social na quinta-feira (5), alertando que a dengue mata e que “os cidadãos têm obrigação manter seus estabelecimentos livres de recipientes com água parada”, orienta a bióloga.