Mesmo em obras há cerca de 9 anos, o Aquário do continua inacabado. Enquanto não abriga peixes e fauna do bioma pantaneiro, a estrutura milionária deve receber na próxima quinta-feira (11), uma projeção de imagem desejando “Feliz Natal”, acompanhada de trilha sonora natalina.

Em nota, o Governo do Estado informou que a mensagem será projetada na obra das 19h às 21h30, para respeitar o início do toque de recolher, em . De acordo com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), o objetivo é levar mensagens de fim de ano de forma ‘diferenciada', durante a .

As projeções serão feitas nos fins de semanas: nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, e 18, 19 e 20 de dezembro; e nas vésperas e virada para o Natal, dia 24 e 25.

Obra inacabada

Iniciada em 2011, a construção foi orçada em R$ 80 milhões, mas hoje os gastos superam R$ 200 milhões, em cálculos não oficiais.

Ainda no mês de novembro, o governo abriu licitação para concluir o Centro de Estudos e Pesquisas da Ictiofauna Pantaneira. O certame também tinha intenção de colocar em funcionamento o sistema de suporte à vida dos aquários e quarentena, sendo então, a oitava licitação realizada para terminar o centro.

Os tapumes que cercavam a obra foram retirados no ano passado, para deixar o monumento à vista de quem passava pelos altos da . O aquário ainda não tem uma data de previsão da entrega ou conclusão das obras.

A estrutura tem 32 tanques de peixes e répteis pantaneiros, mais de 5,4 milhões de litros de água e um sistema que permite condições reais do habitat. Recentemente, o titular da Seinfra, Murilo Zauith afirmou que os tanques do Aquário começam a receber peixes em março de 2021.