Será liberada em toda a extensão da calha dos rios e Paraná, a modalidade de amadora Pesque e Solte neste sábado (1°). Os demais rios continuam com a pesca totalmente proibida até dia 28 de fevereiro, período de , em Mato Grosso do Sul.

Segundo o (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a modalidade não afeta a Piracema, já que nos rios onde será liberada os peixes iniciaram a subida antes, ou seja, já fizeram a desova.

Mas vale destacar que os pescadores devem zelar pelos peixes, usando anzóis sem farpas para evitar ferimentos e devolvendo os animais ao rio no mesmo local em que estavam.

Piracema

Iniciada no dia 5 de novembro de 2019, a Piracema é quando os peixes sobem a correnteza em direção às cabeceiras para reprodução. Durante o período, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estão em força-tarefa para fiscalizar e combater a pesca nesse período e garantir a reprodução das espécies.

Conforme o instituto, o período de defeso tem duração de três meses e nos dois primeiros dias foram apreendidos 369 quilos de pescado e 32 pessoas foram presas e autuadas por crime ambiental, número bem maior em relação ao ano anterior.

Além disso, o Imasul está reforçando a fiscalização, com 30 servidores na até 28 de fevereiro em todas as regiões do Estado. Além dos rios, peixarias e restaurantes também estão sendo vistoriados. Quem for pego com pescado nesse período, sem comprovação de origem, sofrerá sanções previstas da lei de crimes ambientais.