Com base montada em Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com a Bolívia, o Exército Brasileiro recepciona nesta terça-feira (14) mais oito ônibus com brasileiros repatriados do país vizinho, que não tinham conseguido voltar ainda por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Seis coletivos já haviam atravessado a linha internacional durante o final de semana.

Na estrutura montada são avaliadas as condições de saúde dos passageiros, realizados procedimentos de esterilização individual, de roupas, calçados e bagagens; assim como verificada a temperatura corpórea e conferida a documentação individual e controle aduaneiro de mercadorias. 

Além do apoio das Forças Armadas, a ação, que é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, conta com parceria no Estado, da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Anvisa.

A grande maioria dos brasileiros vindos das cidades bolivianas são estudantes de medicina ou recém-formados. De Corumbá, eles seguem viagem para diversas cidades brasileiras, sendo Campo Grande e São Paulo (SP) os principais destinos. Por conta da pandemia, a Bolívia decretou estado de emergência e fechou as fronteiras desde o dia 19 de março. 

As forças armadas realizam ainda outras ações pelo Estado. Em Anastácio, o Comando Conjunto Oeste realiza higienização de ruas, calçadas, praças e áreas de grande circulação de pessoas. Em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, militares apoiam a Secretaria Municipal de Saúde no controle do fluxo de entrada e orientam a sociedade na prevenção do contágio.