Em meio a pandemia, Coren-MS alerta para falta de profissionais em hospitais
Devido ao comunicado da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) mostrou preocupação com a falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e no Hospital da Vida, em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. Nesta quinta-feira […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Devido ao comunicado da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) mostrou preocupação com a falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e no Hospital da Vida, em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande.
Nesta quinta-feira (12), em nota de esclarecimento, o Coren-MS afirmou que o HRMS, referência no tratamento do coronavírus, apresentou um déficit de 454 enfermeiros e técnicos de enfermagem, enquanto o Hospital da Vida possui um déficit de 24 profissionais.
“Notificamos oficialmente os gestores responsáveis sobre a necessidade de ampliar as equipes, além de reportarmos a falta de insumos indispensáveis para o atendimento e consequente sobrecarga de trabalho”, dizia trecho da nota.
O Coren-MS explicou que tomou algumas medidas, entre elas, ajuizar uma ação civil pública, tentar interdição ética dos serviços de enfermagem e solicitou ajuda do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Além das medidas, o conselho participou de reuniões a fim de resolver o problema, mas que “as soluções apresentadas pelos gestores não reverteram o déficit”.
A alegação ainda aponta que o déficit fere os pontos da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem n°7.498/86. Devido ao déficit, existe a preocupação de que Mato Grosso do Sul esteja na divisa de outros cinco estados brasileiros, incluindo São Paulo e também na divisão internacional com fronteiras para Bolívia e Paraguai.
“Com a escassez de profissionais da área, o tratamento e a contenção de casos da doença podem ficar seriamente comprometidos. Requeremos dos gestores das unidades que forneçam todo o material de proteção e garantam condições mínimas de trabalho para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem sul-mato-grossenses que se colocarem na linha de frente do combate à pandemia”.
Notícias mais lidas agora
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
- Dono de conveniência famosa na Calógeras é preso por vender mercadoria furtada a partir de golpe
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
- Após denunciar condições de trabalho no Presídio Federal de MS, enfermeiro é encontrado morto
Últimas Notícias
Homem é esfaqueado duas vezes e tem pescoço atravessado por faca em bar de Campo Grande
Briga teria começado por causa de som alto
De médico a assistente em saúde, Sesau convoca mais de 90 aprovados em concurso público
Os profissionais irão prestar serviço em uma das 70 unidades básicas de saúde em Campo Grande
UFGD abre 379 vagas para interessados em transferências e portadores de diploma
Inscrições terminam no dia 14 de novembro, sem cobrança de taxa
Reforma de fórum eleitoral em Nova Andradina custará mais de R$ 1 milhão
O contratante é o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.