Ignorando até mesmo o e orientações para não se aglomerarem, beneficiários do de R$ 600 a R$ 1,2 mil passaram a noite de sexta (1º) e a madrugada de sábado (2) em uma fila em frente à agência da de –a 419 km de Campo Grande– para sacarem os valores. Conforme o Diário Corumbaense, a fila teve início ainda durante a noite.

Em Corumbá, o toque de recolher está em vigor das 21h à 5h, mas pessoas foram flagradas ainda na noite de sexta-feira aguardando a abertura do banco, tudo para ter certeza de que teriam acesso ao crédito fornecido emergencialmente pelo Governo Federal como forma de reduzir os prejuízos com a pandemia do novo coronavírus (). No flagrante, pessoas estavam na rampa de acesso ao banco, algumas sem máscara e ignorando distanciamento mínimo de 1,5 metro, recomendado para usuários de instituições comerciais e financeiras ao aguardarem nas filas.

No Estado, a Caixa planejou abrir 16 agências, sendo 8 delas em Campo Grande. O horário de funcionamento será das 8h às 12h, exclusivamente para tirar dúvidas e liberar o dinheiro dos beneficiários que nasceram entre janeiro e outubro –faixas etárias para as quais o saque já foi liberado– que ainda não fizeram o resgate. O pagamento para nascidos entre setembro e outubro ocorreria na segunda-feira (4), mas, com a abertura no fim de semana, acabou antecipado.

Em 5 de maio, será a vez de pagar àqueles que fazem aniversário de novembro a dezembro.

Em todo o país, são 902 agências abertas neste sábado. Apesar da medida, a orientação é para que os beneficiários procurem a Caixa apenas em último caso. A medida atende, principalmente, àqueles que não têm contas em bancos ou acesso aos canais digitais e foram incluídos na Poupança Social Digital, que garante o saque em espécie.

Quem tem conta em outro banco pode receber o crédito por transferência, sendo que beneficiários que têm Conta Poupança na Caixa podem movimentar o valor pelo internet banking ou, ainda, usar o cartão de débito. Beneficiários do Bolsa Família que terão ao auxílio recebem os valores com o cartão do programa e seguindo o calendário próprio.

A CEF tem priorizado o atendimento digital para liberação do auxílio, com cadastramento pelo app e site e movimentação pelo aplicativo –que também permite, pelo celular, o pagamento de contas como água e energia elétrica.