Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em busca de mais disciplina e rigor, alunos começam o ano letivo nas escolas cívico-militares

Disciplina e rigor são as palavras escolhidas, por alunos e pais, para definir as expectativas para as aulas das escolas cívico-militares em Campo Grande. As Escola Estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, no Jardim Anache, e na Escola Estadual Marçal de Souza, no Jardim Los Angeles, escolhidas para o novo modelo, começaram o […]
Arquivo -

Disciplina e rigor são as palavras escolhidas, por alunos e pais, para definir as expectativas para as aulas das escolas cívico-militares em . As Escola Estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, no Anache, e na Escola Estadual Marçal de Souza, no Jardim Los Angeles, escolhidas para o novo modelo, começaram o período letivo nesta segunda-feira (2).

Emili Santos, 15 anos, acredita que “vai ser bem rígido o negócio”. Às 6h30 desta manhã, ela e outros alunos das escolas cívico-militares já estavam a postos para cantar o hino nacional.

“Como é integral, os professores vão estar mais focados na gente”, essa é a esperança da aluna do 1º ano do Ensino Médio. A escolha de Emili, em estudar na escola cívico-militar, veio da vontade de seguir carreira na área militar e de um ensino melhor.

O estudante Matheus Dias, 16 anos, comenta que a entrada na escola é motivo de orgulho no bairro. “A gente sempre vê o pessoal do Colégio Militar e pensa que eles são diferentes, agora a gente também tem esse privilégio”. O aluno comenta que já espera estar “em observação constante da escola” e espera mais disciplina no dia a dia.

O motorista Wilson Sampaio Júnior, 39 anos, matriculou o filho no 9º ano do II, na EE Marçal de Souza, a mesma que Emili e Matheus frequentam. “A expectativa é de que ajude no comportamento,  a ser uma pessoa melhor, ainda mais nessa região”.

Wilson admite que a escolha de matricular o filho partiu dele. “Em primeiro momento ele ficou relutante, por achar que perderia o espaço de diversão na escola. “Mas tem que concordar, porque é o melhor pra ela. Na escola cívico-militar eles vão ter um regime, vai ser mais rígido, daí já vão acostumando”, comenta o motorista.

Comportamento e vestimenta

Em busca de mais disciplina e rigor, alunos começam o ano letivo nas escolas cívico-militares
Matheus e Emili comentam estar ansiosos para usar as fardas.
Foto: Marcos Ermínio.

Asseio pessoal com uniforme, horário de chegada e condições para saída são algumas das características que fazem parte das escolas cívico-militares. O Coronel do , Romero Souza explica que “as meninas tem que estar com o cabelo preso, ou rabo de cavalo ou coque, os moços com cabelo cortado e barbeado”.

Mesmo com sonho de usar farda, a estudante Emili Santos admite que se entristeceu ao saber que não poderá mais usar o cabelo solto na escola. “Eu tive que pintar meu cabelo de preto, mas eu amava ele todo vermelho, fiquei muito triste e eu também não gosto de prender ele”.

A menina disse que pintou o cabelo na noite do último domingo (1) e que a mãe recebeu as recomendações em uma reunião com o corpo docente da escola. “Por ser algo militar eu sabia que teria que fazer algo assim, mas na verdade eu não gostei muito”, lamenta.

Duas escolas em Campo Grande

O ano letivo nas escolas cívico-militares de Campo Grande começaram já com o apoio dos monitores escalados. A Escola Estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias contará com 10 monitores da Polícia Militar durante os dois períodos de aula que fazem parte do projeto, o matutino e vespertino.

Também com 10 monitores, a Escola Estadual Marçal de Souza contará com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares. Ambos os colégios serão regidos pelo corpo docente civil.

Segundo a coordenadora estadual das escolas cívico-militares, Verneque, 56 anos, “os alunos tem toda a rotina de uma escola integral, a única diferença são os monitores mesmo”. A coordenadora também lembra que a implantação nessas regiões foi escolhida pela vulnerabilidade que os bairros apresentam e os Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) baixos nos últimos anos.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Últimas Notícias

Polícia

Motorista sofre sequestro relâmpago durante roubo de carro no Tiradentes

Bandidos fingiram pedir informações

Charge

Habemus Papam

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia