A UFMS (Universidade Federal de ) realizou hoje (28) entrega de kits de higiene para 500 famílias carentes nos bairros e Parque do Sol, em . A campanha faz parte do projeto Atuação junto às comunidades periféricas de Campo Grande no Combate ao Covid-19. 

A ideia nasceu no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva. “Como atuamos na área de Saúde Coletiva e lidamos com questões importantes das comunidades, entendemos que, no momento, tínhamos um papel importante nesse combate. Já que lidamos com uma doença desconhecida em termos de tratamento, para qual não temos ou medicamentos, entendemos que as medidas preventivas teriam bastante impacto, como a correta higienização e as informações essenciais para que as pessoas possam se proteger. Ou seja, percebemos que produtos de higiene e informação seriam importantes armas”, explica a professora Cláudia Du Bocage Santos.  

Foram montados 700 kits e 150 máscaras de tecido. Além disso, contaram com ajuda da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para ajudar nas entregas. “Entramos em contato com os gerentes das unidades de saúde que foram muito receptivos, abraçaram nossa proposta. Depois nos reunimos com os agentes e pedimos a eles que pensassem em quais famílias poderiam ser contempladas, como por exemplo, as que tivessem idosos. Eles selecionaram as famílias e entregaram ao longo deste mês”, finaliza a docente.