Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 10 dias, 9,7 mil empresas de MS precisam comprovar destinação de resíduos

Foi publicado nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, um edital que intima 9.720 empresas, que comercializam seus produtos na região, a comprovarem, no prazo de dez dias, o cumprimento da destinação adequada de suas embalagens e resíduos. Esta exigência está prevista em lei e pode gerar multa entre R$ 5 […]
Arquivo -

Foi publicado nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, um edital que intima 9.720 empresas, que comercializam seus produtos na região, a comprovarem, no prazo de dez dias, o cumprimento da destinação adequada de suas embalagens e resíduos. Esta exigência está prevista em lei e pode gerar multa entre R$ 5 a 50 mil, além de .

As empresas intimadas ainda não estão cadastradas do Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul), e por isso precisam comprovar o cumprimento do Decreto Estadual n.° 15.340/2019, que prevê o compartilhamento da responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos pós-consumo entre os envolvidos na cadeia. O plano precisa garantir a destinação adequada de pelo menos 22% das embalagens colocadas no mercado, conforme acordo nacional.

Como a maior certificadora de logística reversa do país e a única aceita oficialmente por órgão reguladores de Mato Grosso do Sul, a Eureciclo conta com a parceria de centrais de triagem e cooperativas que viabilizam o processo adequado das empresas no estado.

Para esclarecer e ajudar os empresários, a porta-voz da Eureciclo, Jessica Doumit, diretora de Relações Institucionais & Jurídicos, à disposição para esclarecer informações sobre o edital, a PNRS, e também orientar as empresas sobre o que devem fazer para se adequarem à legislação, evitando possíveis penalidades e prejuízos ao meio ambiente.

Sobre a eureciclo

A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós consumo de empresas de todo o , por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a certificados de reciclagem robustos e transparentes.

Para certificar, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem.

A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Elas recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem.

Todo o processo é auditado pela Ernst & Young. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bandeira da comunidade LBGT - (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

stf ilustrativa divulgação (1)

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Colisão frontal entre picape e carreta na BR-262 deixa um ferido em Aquidauana

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Dinheiro seria usado para pagar o aluguel onde o casal vivia com as filhas

Polícia

Motoqueira de aplicativo some com mega hair de cliente avaliado em mais de mil reais

Vítima procurou a delegacia para registrar queixa contra a motociclista que não entregou o aplique

Esportes

Seleção brasileira feminina de futebol estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

Time dirigido pelo técnico Arthur Elias teve um início ruim no SoFi Stadium

Esportes

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Jogador de 37 anos realizou exames de imagem que detectaram um tromboembolismo pulmonar