Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 10 dias, 17 animais silvestres queimados foram socorridos em MS

Em dez dias, 17 animais silvestres, maior parte deles feridos pelas queimadas que atingem Mato Grosso do Sul, foram resgatados pela equipe do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na sede em Campo Grande e na unidade móvel destacada para o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis, e região. De acordo […]
Arquivo -

Em dez dias, 17 animais silvestres, maior parte deles feridos pelas queimadas que atingem Mato Grosso do Sul, foram resgatados pela equipe do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na sede em e na unidade móvel destacada para o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis, e região.

De acordo com os profissionais do Cras, na Capital passaram 12 animais, dos quais sete morreram e cinco estão em recuperação. Os animais que não resistiram aos ferimentos são um preá (de Campo Grande), uma anta (de Rio Verde), um filhote de Jandaia e um filhote veado campeiro (de Alcinópolis), um curiango (de Campo Grande), um macaco prego e um tatu.

A veterinária Aline Duarte, coordenadora do Cras, explica que os animais silvestres vítimas de queimadas ficam muito debilitados pela desidratação causada principalmente pela fumaça e o calor. Em caso de filhotes a situação se agrava por terem perdido as mães e ficarem mais vulneráveis.

De acordo com a (Secretaria de , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), seguem em atendimento pela equipe dois filhotes de arara, um veado campeiro jovem, um tamanduá mirim, de Campo Grande e um gavião-asa-de-telha vindo de Rochedinho.

Unidade móvel

A unidade móvel do Cras enviada para o atendimento aos animais vítimas de incêndios florestais no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e região, atendeu cinco animais desde dia 13 de setembro.

Dois animais morreram – um filhote de gato mourisco e um filhote de cateto -, dois seguem em atendimento – dois filhotes de cateto -, e um tamanduá mirim foi solto na natureza após receber tratamento.

Além do atendimento emergencial aos animais feridos, a equipe do Cras também prepara alimentação a base de frutas e verduras, que são levados aos locais que já estão livres do fogo, para auxiliar na recuperação das espécies sobreviventes, que já enfrentam escassez de alimento na mata.

Na região de Corumbá e a recepção contará com apoio da PMA ( Ambiental), onde será montado um centro de atendimento. Na região a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) disponibilizou a base de pesquisa na estrada-parque também para receber animais atingidos pelo fogo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Mato Grosso do Sul tem redução de quase 30% nos casos de exploração sexual infantil

Últimas Notícias

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância

Polícia

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Condutores dos veículos tentaram fugir ao avistarem patrulhamento policial