Eleições 2020: Confira o que pode e o que não pode no dia da votação em MS
O primeiro turno das Eleições 2020 será no próximo domingo (15) e os eleitores e candidatos devem ficar atentos às condutas que são proibidas e se caracterizam como crime eleitoral. Quem descumprir as regras pode ter que pagar multa e pode até ser preso. A votação acontece das 7h às 17h. As três primeiras horas, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro turno das Eleições 2020 será no próximo domingo (15) e os eleitores e candidatos devem ficar atentos às condutas que são proibidas e se caracterizam como crime eleitoral. Quem descumprir as regras pode ter que pagar multa e pode até ser preso.
A votação acontece das 7h às 17h. As três primeiras horas, das 7h às 10h serão preferenciais aos idosos acima de 60 anos. A medida foi adotada neste ano devido a pandemia do coronavírus.
O pleito de domingo vai definir os prefeitos e vereadores que deverão ocupar as prefeituras e Câmaras Municipais pelos próximos quatro anos nas cidades do país. Confira o que pode e o que não pode no dia da votação, segundo a Justiça Eleitoral:
O que pode no dia da votação?
Será permitido manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, apenas pelo uso de:
- Bandeiras;
- Broches;
- Dísticos;
- Adesivos;
- Camisetas.
O que é proibido no dia da votação?
Será proibido aglomerações de pessoas com roupas padronizadas de candidatos, com bandeiras, broches, dísticos e adesivos padronizados até o término da votação. Não é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício e carreata.
Não é permitido a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna. Também não será permitido a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Apenas poderá ser mantida a propaganda que tenha sido divulgada na internet antes do dia da eleição.
Fica também proibido a divulgação de novos conteúdos ou impulsionamento de conteúdos nas redes sociais, onde será permitido apenas os conteúdos publicados anteriormente.
Também não é permitido a distribuição de santinhos, abordagem de pessoas, utilizar de persuasão, distribuir camisetas e nem caracterização de manifestação coletiva.
Dentro da cabine de votação é proibido:
- Usar o celular;
- Máquina fotográfica;
- Filmadora;
- Equipamento de radiocomunicação;
- Ou qualquer material que comprometa o sigilo do voto.
Como denunciar?
Os eleitores que presenciarem irregularidades podem denunciá-las ao TRE-MS ou à polícia. O canal de denúncia 181, inclusive, ganhou um espaço dedicado às denúncias de crimes eleitorais. A opção estará disponível até a posse dos candidatos eleitos. Também é possível denunciar pelo aplicativo “Pardal”, da Justiça Eleitoral, que está disponível para sistemas Android e iOS.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Estúdio de yoga é pichado com palavra ‘morte’ e símbolo satânico em Paranaíba
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
Últimas Notícias
Homem afirma aplicar ‘disciplina do Santa Emília’ e agride com bastão de madeira
Vítima foi um homem de 29 anos do bairro São Conrado
PM preso em flagrante por provocar acidente passa por audiência de custódia no domingo
Policial militar foi preso em flagrante, acusado de lesão culposa na direção de veículo, evasão do local do acidente e condução sob influência de álcool ou substância psicoativa
Confira os resultados dos sorteios das Loterias Caixa deste sábado
Foram realizados sorteios de concursos da Mega-Sena, +Milionária, Dia da Sorte, Quina, Timemania e Lotofácil
Operário estreia no Estadual com vitória tranquila sobre o Águia Negra
Galo venceu o recém-promovido Águia por 2 a 0, com gols de Mauri e Matheus Bidick
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.