Pular para o conteúdo
Cotidiano

Efeito naja: Cras recebe 7 cobras e 5 tarântulas criadas ilegalmente em MS

Depois que um acidente com uma cobra naja em Brasília revelou um esquema de de tráfico de animais e desencadeou uma operação da Polícia Federal, criadores passaram a entregar os animais em Mato Grosso do Sul. Pessoas que criavam animais silvestres em casa sem autorização ambiental procuraram o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) […]
Arquivo -

Depois que um acidente com uma cobra naja em revelou um esquema de de tráfico de animais e desencadeou uma operação da Polícia Federal, criadores passaram a entregar os animais em . Pessoas que criavam animais silvestres em casa sem autorização ambiental procuraram o (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para entregá-los voluntariamente. 

Em pouco mais de uma semana, o Cras recebeu sete serpentes e cinco tarântulas, que passaram por exames clínicos e foram encaminhadas ao Biotério da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Capturar, traficar, vender e criar animais silvestres, sejam eles nativos da fauna local ou exóticos, é crime ambiental. 

A coordenadora do Cras, médica veterinária Aline Duarte, ressalta que o infrator pode ser preso e obrigado a pagar multas pesadas. No caso do jovem que criava a naja, a multa foi de R$ 78 mil e ele responde a processos por diversos crimes. No entanto, se a pessoa procurar voluntariamente um órgão ambiental e fizer a entrega do animal, fica livre de qualquer punição.

Das serpentes entregues por criadores ao Cras, cinco eram da espécie Corn Snake, a “cobra-do-milho”, encontrada na fauna norte-americana. Muito cobiçada pelos traficantes de animais por ser colorida e não peçonhenta. Outras duas eram Píton, também sem veneno e coloridas. 

Aline Duarte explica que o biotério da UCDB é o melhor equipado da Capital, por isso recebe todos os animais dessas espécies que são entregues ao Cras. 

Como entregar os animais? 

Criadores podem fazer a entrega voluntária dos animais no Cras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Cras é um hospital veterinário vinculado ao (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e está localizado entre o Parque das Nações Indígenas e o Parque Estadual do Prosa. O acesso é no final da rua Mato Grosso, na rotatória que dá acesso ao Parque dos Poderes.

É possível conseguir autorização ambiental para criar animais silvestres, cumprindo algumas exigências. Confira as orientações.

(informações da Semagro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ancelotti comanda primeira atividade com todos os convocados

“Preciso de táxi”: mulher liga para PM, denuncia agressões e é resgatada em Maracaju

Anvisa proíbe medidores de glicose sem eficácia comprovada

Açougue é interditado e dono autuado por vender produtos sem selo e impróprios para consumo em Terenos

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Pantanal tem menor índice de queimadas entre os biomas em dados anuais

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça em MS defere pedido de adoção feita por casal italiano

O Ministério Público emitiu parecer favorável

Economia

Brasil fecha acordo com Japão para exportar produtos de gordura animal

Exportação de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos

Polícia

Mulher é socorrida em estado grave ao ser esfaqueada no pescoço

A mulher foi atacada por um homem que lhe desferiu a facada no pescoço

Economia

Dólar sobre com exterior em dia de estresse em juros globais

Cautela com possível reação do governo Donald Trump