Com estoques reduzidos, o segue precisando de doadores de sangue diariamente, o que diminuiu bastante depois que as medidas de contenção ao novo coronavírus foram adotadas em MS e em . Para isso, o hemocentro segue recebendo doadores, porém, com agendamento.

De acordo com a coordenadora do Hemosul, Marli Vavas, nesta semana a necessidade do hemocentro é dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, que estão reduzidos. “São os sangues que temos mais dificuldades de manter, pois são os que mais utilizam. Mas todos os tipos são bem-vindos pois também produzimos plaquetas que tem duração de apenas 5 dias”, destaca Marli.

Ela destaca que um número adequado de doadores diariamente é fundamental, já que outras doenças que requerem frequentemente transfusões, como a dengue e tratamentos com plaquetas, seguem ocorrendo.

Agendamentos

O agendamento para coleta de sangue no Hemosul é uma alternativa para quem está mantendo os cuidados de combate ao coronavírus em casa, mas que está apto a doar sangue e quer continuar ajudando na reposição dos estoques da unidade.

Na Capital o agendamento pode ser feito pelo telefone fixo (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035 exclusivo para whatssap, ou seja, não recebe chamadas. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.

Para garantir a segurança dos doadores o Hemosul redobrou os cuidados e segue todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Assim que chega na unidade o doador recebe orientação para usar o álcool em gel disponível na recepção. Além da higienização frequente de canetas, pranchetas, balcão e cadeiras após o uso, o Hemosul delimitou espaçamento entre as cadeiras de espera para que haja o distanciamento necessário entre os doadores.

Funcionamento

O Hemosul Coordenador, na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. Devido a pandemia do coronavírus, no interior do Estado, o atendimento passou a ser apenas no período matutino a partir desta segunda-feira (23.03).

Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul.