É só agendar: Com baixo estoque, Hemosul segue recebendo doadores
Com estoques reduzidos, o Hemosul segue precisando de doadores de sangue diariamente, o que diminuiu bastante depois que as medidas de contenção ao novo coronavírus foram adotadas em MS e em Campo Grande. Para isso, o hemocentro segue recebendo doadores, porém, com agendamento. De acordo com a coordenadora do Hemosul, Marli Vavas, nesta semana a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com estoques reduzidos, o Hemosul segue precisando de doadores de sangue diariamente, o que diminuiu bastante depois que as medidas de contenção ao novo coronavírus foram adotadas em MS e em Campo Grande. Para isso, o hemocentro segue recebendo doadores, porém, com agendamento.
De acordo com a coordenadora do Hemosul, Marli Vavas, nesta semana a necessidade do hemocentro é dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, que estão reduzidos. “São os sangues que temos mais dificuldades de manter, pois são os que mais utilizam. Mas todos os tipos são bem-vindos pois também produzimos plaquetas que tem duração de apenas 5 dias”, destaca Marli.
Ela destaca que um número adequado de doadores diariamente é fundamental, já que outras doenças que requerem frequentemente transfusões, como a dengue e tratamentos com plaquetas, seguem ocorrendo.
Agendamentos
O agendamento para coleta de sangue no Hemosul é uma alternativa para quem está mantendo os cuidados de combate ao coronavírus em casa, mas que está apto a doar sangue e quer continuar ajudando na reposição dos estoques da unidade.
Na Capital o agendamento pode ser feito pelo telefone fixo (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035 exclusivo para whatssap, ou seja, não recebe chamadas. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.
Para garantir a segurança dos doadores o Hemosul redobrou os cuidados e segue todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Assim que chega na unidade o doador recebe orientação para usar o álcool em gel disponível na recepção. Além da higienização frequente de canetas, pranchetas, balcão e cadeiras após o uso, o Hemosul delimitou espaçamento entre as cadeiras de espera para que haja o distanciamento necessário entre os doadores.
Funcionamento
O Hemosul Coordenador, na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. Devido a pandemia do coronavírus, no interior do Estado, o atendimento passou a ser apenas no período matutino a partir desta segunda-feira (23.03).
Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Homem é preso por estupro de vulnerável em Sidrolândia
Homem cometeu o crime em Dourados e Sidrolândia
Chefe desiste de festa de fim de ano do gabinete após descobrir ‘rachadinha na rachadinha’
Assessor espertalhão supostamente ficava com uma parte da propina do chefe e quase melou festa de fim de ano em gabinete de político
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
Casos aconteceram entre outubro e dezembro e seguem em investigação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.