Pular para o conteúdo
Cotidiano

É só agendar: Com baixo estoque, Hemosul segue recebendo doadores

Com estoques reduzidos, o Hemosul segue precisando de doadores de sangue diariamente, o que diminuiu bastante depois que as medidas de contenção ao novo coronavírus foram adotadas em MS e em Campo Grande. Para isso, o hemocentro segue recebendo doadores, porém, com agendamento. De acordo com a coordenadora do Hemosul, Marli Vavas, nesta semana a […]
Arquivo -

Com estoques reduzidos, o segue precisando de doadores de sangue diariamente, o que diminuiu bastante depois que as medidas de contenção ao novo coronavírus foram adotadas em MS e em . Para isso, o hemocentro segue recebendo doadores, porém, com agendamento.

De acordo com a coordenadora do Hemosul, Marli Vavas, nesta semana a necessidade do hemocentro é dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, que estão reduzidos. “São os sangues que temos mais dificuldades de manter, pois são os que mais utilizam. Mas todos os tipos são bem-vindos pois também produzimos plaquetas que tem duração de apenas 5 dias”, destaca Marli.

Ela destaca que um número adequado de doadores diariamente é fundamental, já que outras doenças que requerem frequentemente transfusões, como a dengue e tratamentos com plaquetas, seguem ocorrendo.

Agendamentos

O agendamento para coleta de sangue no Hemosul é uma alternativa para quem está mantendo os cuidados de combate ao coronavírus em casa, mas que está apto a doar sangue e quer continuar ajudando na reposição dos estoques da unidade.

Na Capital o agendamento pode ser feito pelo telefone fixo (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035 exclusivo para whatssap, ou seja, não recebe chamadas. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.

Para garantir a segurança dos doadores o Hemosul redobrou os cuidados e segue todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Assim que chega na unidade o doador recebe orientação para usar o álcool em gel disponível na recepção. Além da higienização frequente de canetas, pranchetas, balcão e cadeiras após o uso, o Hemosul delimitou espaçamento entre as cadeiras de espera para que haja o distanciamento necessário entre os doadores.

Funcionamento

O Hemosul Coordenador, na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. Devido a pandemia do coronavírus, no interior do Estado, o atendimento passou a ser apenas no período matutino a partir desta segunda-feira (23.03).

Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Construção de 249 casas para área rural de MS terá custo de R$ 32,8 milhões

Encerra hoje o prazo para inscrições de interessados em bolsa de 100% em Medicina

upas violencia

‘É lícito gravar ou registrar as condutas abusivas’: especialista orienta servidores após casos de violência nas UPAs

Atenção, campo-grandenses: equipes do ‘fumacê’ circulam em sete bairros da Capital

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

Últimas Notícias

Brasil

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Falha no controle da matéria-prima está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Brasil

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Testemunha afirmou ainda que agentes da PRF fizeram "batidas" em locais que o Lula teve maior numero de votos no 1° turno

Polícia

Mãe e filha mortas em acidente na MS-145 serão veladas em Campo Grande

Velório ocorre a partir das 17h

Transparência

Com alimentos até três vezes mais caros, licitação para merenda escolar é suspensa em Caracol

TCE-MS mandou município ajustar procedimento de compra de alimentos