Pular para o conteúdo
Cotidiano

É cardíaco? Confira os cuidados extras para os dias de calorão

As altas temperaturas são vilãs para as pessoas que possuem doenças cardiovasculares, como hipertensão ou arritmias cardíacas. O calor em grande excesso causa a queda da pressão arterial e pode trazer problemas para os cardíacos. Segundo o médico cardiologista Marcelo Martin, os riscos de complicações em dias muito quentes são maiores em idosos com problemas […]
Arquivo -
(Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

As altas temperaturas são vilãs para as pessoas que possuem doenças cardiovasculares, como hipertensão ou arritmias cardíacas. O calor em grande excesso causa a queda da pressão arterial e pode trazer problemas para os cardíacos.

Segundo o médico cardiologista Marcelo Martin, os riscos de complicações em dias muito quentes são maiores em idosos com problemas de coração.

“Pode ocorrer hipotensão [pressão baixa], aumentar a frequência cardíaca, arritmias. O paciente pode vir a sentir dor precordial [no peito] pelo aumento da frequência cardíaca”, disse ele ao Jornal Midiamax.

Martin explicou que com o aumento da temperatura externa, da mesma forma o organismo vai tentar compensar para não ter aumento na temperatura interna.

Segundo ele, em um primeiro momento, por conta da dilatação dos vasos sanguíneos e do suor, do mesmo modo a frequência cardíaca aumenta, causando também a baixa na pressão arterial.

“Num segundo momento o paciente começa a perder muito líquido e o organismo responde causando uma vasoconstrição [compressão dos vasos] para barrar esse processo todo”, esclareceu ele.

“[…] além da pressão da frequência cardíaca aumentada, o paciente tende a aumentar a pressão também para poder compensar essa perda e novamente pode causar os mesmos sintomas: dor no peito e pode até ter AVC [Acidente-Vascular-Cerebral]”, continuou.

Hipertensa há muitos anos, a aposentada Matilde da Silva contou que é muito comum a pressão dela aumentar quando fica muito tempo exposta ao calor.

“Não saio sem meu remédio na bolsa”, disse ela, explicando que já sentiu mal-estar no Centro de e posteriormente precisou recorrer ao medicamento para normalizar a pressão.

Recomendação

A indicação dada pelo especialista é que os cardíacos ou os que estejam em tratamento evite a exposição excessiva ao sol. Além disso, evite fazer atividade física exaustiva, bem como manter o corpo sempre hidratado.

“Aqueles que tiverem ar-condicionado em casa, ficar em temperaturas mais amenas, ou ventilador; ou passar água gelada no corpo […] são mais medidas mais comportamentais”, orientou ele.

Urgência

Em casos mais urgentes, quando a pessoa está passando mal, alguns procedimentos podem ser adotados por quem está perto. O mais indicado, segundo Martin, é chamar a emergência.

“De imediato é colocar [o paciente] em ambiente arejado, tentar evitar aglomerações e chamar a emergência”, recomendou ele.

O médico também orienta para que se for caso de diminuição de pressão, é elevar seus membros superiores, oferecer água caso o paciente consiga beber.

“É uma situação complexa, tem vários tipos de complicações que podem acontecer”, disse, exemplificando que tiver dor no peito pode ser um indício de infarto e o recomendado é chamar diretamente o (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
audiência

Vereadores discutem protagonismo de Campo Grande na Rota Bioceânica em audiência pública

‘Não vai ser tarefa fácil’: vice-prefeito toma posse para comandar Terenos após operação

Carro apreendido com 528 kg de droga (Foto: Polícia Militar)

Traficante abandona carro com mais de meia tonelada de maconha avaliada em R$ 1,4 milhão

Motoboy acusado de estupros em Dourados usava simulacros de pistolas para ameaçar vítimas

Notícias mais lidas agora

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

Em julho, Mato Grosso do Sul teve alta de 5,7% no volume de serviços

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Cachorro morre carbonizado após casa ser destruída por fogo em Campo Grande

Idosa foi resgatada e levada para atendimento médico

Variedades

‘Parceiro de cela do Oruam’: veja os melhores memes sobre a condenação de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por tentativa de golpe de Estado

Brasil

Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda

Condenados podem recorrer da decisão

Emprego e Concurso

Com salários de R$ 10,6 mil, MS Gás abre novo concurso em Mato Grosso do Sul

As vagas incluem diversos benefícios como vale-alimentação, auxílio creche, gratificação de férias e assistência médica