Há um mês o (Departamento Estadual de Trânsito) lançou a CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) digital e durante os últimos 30 dias, muitos condutores ainda têm dúvidas sobre como emitir o documento pela internet.

Na época do lançamento do formato, o Detran-MS explicou que, ainda é possível obter o documento através do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e compartilha-lo em formato PDF com o principal condutor. Assim ambos estarão com o documento caso seja abordado por alguma fiscalização.

Outra facilidade é que caso o motorista queira fazer o procedimento presencialmente, pode ir em qualquer agência do Detran, independente da origem do documento. Devido aos casos de Covid-19, o novo , em MS, a recomendação, inclusive do órgão, é que a modalidade on-line seja adotada pelos condutores na hora de solicitar o licenciamento.

Conforme o calendário de licenciamento, agosto é mês que os veículos com placas de final 7 e 8 devem ser licenciados. Em todo MS são 328.574 veículos que precisam ser licenciados até o dia 31. Confira o calendário de licenciamento 2020.

Para ter acesso ao documento no site do departamento, é necessário acessar a opçãoVeículos' no ‘Meu Detran' e em seguida clicar em Baixar CRLV'. Confira o :

1) Insira o número da placa e renavam do seu veículo:

Dúvidas sobre como fazer licenciamento digital? Confira o passo a passo

2) Logo após, o número e código do CRV (Certificado de Registro de Veículo), além de informar os caracteres de ativação:

Dúvidas sobre como fazer licenciamento digital? Confira o passo a passo

3) Baixe o licenciamento em download e imprima quantas vezes quiser:

Dúvidas sobre como fazer licenciamento digital? Confira o passo a passo

Pagamento da guia

Assim como imprimir o licenciamento, é possível imprimir a guia de recolhimento sem sair de casa. O Detran explica que não é necessário procurar uma agência para imprimir o boleto, pois é possível imprimir pelo site do órgão, no ‘Meu Detran‘, e fazer o cadastro ou pelo aplicativo Detran Mobile (para Android).

O pagamento também pode ser feito sem ir em agência bancária ou lotérica, basta acessar o aplicativo do banco. “Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja em dia com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito”, disse o diretor de Veículos do órgão, Arioldo Centurião.

O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47.

Licenciamento em qualquer agência de MS

A partir de agora também é possível emitir o licenciamento em qualquer agência de Mato Grosso do Sul, caso o proprietário esteja residindo em cidade distinta do cadastro do veículo e não queira fazer pela internet, assim como explicado anteriormente.

Para que isso aconteça, o serviço deve ser requerido pelo proprietário, pais, filhos ou procuradores. O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, reforça que se deslocar até uma agência não é mais necessário, mas, se optar pelo serviço presencial, o condutor não precisa viajar até outra cidade. “Nosso intuito é desburocratizar e entregar serviços de qualidade”, conclui.