Pular para o conteúdo
Cotidiano

Drive-thrus devem ampliar testes de coronavírus e mais 15 unidades de saúde vão fazer exames

Novembro foi um mês com recorde de ligações para agendamento de testes de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Desde o início da pandemia, foi o mês com maior procura por testes RT-PCR e a agenda está lotada. Uma pessoa que liga nesta quarta-feira (2) para agendar uma testagem, só consegue ser atendida quatro dias […]
Arquivo -

Novembro foi um mês com recorde de ligações para agendamento de testes de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Desde o início da pandemia, foi o mês com maior procura por testes RT-PCR e a agenda está lotada. Uma pessoa que liga nesta quarta-feira (2) para agendar uma testagem, só consegue ser atendida quatro dias depois. Diante do cenário de aumento de casos, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) busca ampliar testes de em

O Coronel Marcello Fraiha do Corpo de Bombeiros, responsável pelos drive-thrus no Estado, explica que os agendados no Disk Covid-19 serão ampliados para atender a demanda. Além disso, mais 15 unidades de saúde passarão a realizar os exames RT-PCR, que são considerados ‘padrão ouro’ para identificar o coronavírus. 

“Temos 12 unidades de saúde e vamos ampliar a capacidade com mais unidades. Estamos verificando a viabilidade de mais 15 unidades de saúde, com um total de 27 unidades. Vamos mais do que dobrar a capacidade de fazer exames RT-PCR em Campo Grande”, diz.

O responsável pelos drive-thrus explica que atualmente um paciente só consegue agendar um exame pelo para quatro dias depois. O objetivo é agilizar a realização de exames de coronavírus. “Queremos que a pessoa que ligar hoje consiga esperar no máximo até o dia seguinte”, explica.

O início de uma segunda onda do coronavírus é notável diante do aumento expressivo de casos registrados no último mês. No Disk Covid-19, foi registrado o recorde de ligações. Segundo o coronel Fraiha, houve um aumento de 67% no número de chamadas em comparação com o mês de outubro. “Novembro foi o mês de maior incidência de ligações no Disk Coronavírus, tamanha a elevação dos casos, por falta de comprometimento da população em manter os cuidados, como uso de , evitar aglomerações e higienização das mãos”.

Segundo o coronel, os drive-thrus são responsáveis por 40,7% das notificações de coronavírus no Estado. Quase um terço de todos os casos confirmados foram identificados nos drive-thrus em Mato Grosso do Sul. 

Quando procurar atendimento? 

A secretária adjunta de Saúde Christinne Maymone explica que os pacientes que apresentarem sintomas como febre, coriza e tosse seca devem procurar atendimento. Os testes de coronavírus são realizados nos drive-thrus e nas unidades de saúde capacitadas. 

Maymone orienta que é preciso fazer o exame correto para identificar a doença, ou pode acabar resultando em um falso negativo. “O RT-PCR só pode ser realizado do primeiro ao oitavo dia de sintoma. Se for realizado depois desta data, vai dar falso negativo. Depois desse prazo, faça um teste rápido. Quem vai classificar isso é um profissional de saúde, por isso, se você tiver um sintoma, vá até uma unidade de saúde, o profissional vai solicitar o exame adequado para a data e o sintoma que você tiver”.

O número do Disk Covid-19 é 0800 647 0911.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

UFMS abre 140 vagas para curso gratuito de francês

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Baiano com paralisia cerebral lança livro aos 25 anos

Últimas Notícias

Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é que R$ 6,3 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto

Trânsito

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

Vítima foi atropelada na ciclofaixa nesta sexta-feira (25), pouco mais de duas semanas após completar 77 anos

Cotidiano

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Passeio acontece de manhã e de tarde e é aberto para o público em geral