Dos quatro municípios com a melhor taxa de isolamento social de , apenas um atingiu o índice recomendado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), que é de pelo menos 70%. Na última quinta-feira (16), pelo menos 73% da população de Jaraguari se manteve em .

Como segunda melhor taxa de isolamento, Ladário atingiu 65%, seguido por com 64,9% e Jateí com 59%. Dos 79 municípios sul-mato-grossenses, 76 tiveram menos de 60% da população em quarentena.

A taxa de isolamento mais baixa foi na cidade de , onde apenas 39% dos cidadãos se mantiveram em casa. Coxim, e Sete Quedas também estão entre os menor índices de isolamento social.

Na última quinta-feira (16), atingiu 44,1% da taxa média de isolamento social. As regiões da capital que tiveram os piores índices foram: Jardim dos Estados (30,3%), Jardim América (30,4%), Nova Campo Grande (30,8%), Rita Vieira (31,9%) e Mata do Jacinto (31,9%).

Dos 79 municípios de MS, apenas um mantém taxa de isolamento social recomendada pela SES
Foto: Governo de MS.

O secretário de Saúde, alerta que no estado o coronavírus tem tido aumento diário em torno de 10%. Segundo o secretário, a única forma de conter a disseminação do é mantendo o isolamento social. “Endereçamos ofício aos 79 prefeitos e secretários municipais, para que possamos continuar na política do isolamento social aliada a outras medidas, como forma de retardar a curva de crescimento do Covid-19 aqui no estado”.

Um gráfico elaborado pela SES, mostra que a medida em que o isolamento social diminui, os números de casos confirmados da doença aumentam. No dia 6 de abril, cerca de 64% dos sul-mato-grossenses estavam em quarentena, neste mesmo dia haviam apenas 65 casos. Nesta semana, em 17 de abril apenas 44% dos cidadãos estavam em isolamento social e os casos de coronavírus aumentaram para 143.