Cotidiano

Disk Covid: Agendamento de drive-thru para testes de coronavírus começa nesta sexta

Com previsão de até 100 testes por dia a partir de segunda-feira (13), os agendamentos para o sistema drive-trhu de testes para o coronavírus começam a partir de desta sexta-feira (10), em Mato Grosso do Sul. O serviço é uma parceria entre a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), Sesau […]

Ana Paula Chuva Publicado em 10/04/2020, às 06h56 - Atualizado às 11h29

(Divulgação | SES-MS)
(Divulgação | SES-MS) - (Divulgação | SES-MS)

Com previsão de até 100 testes por dia a partir de segunda-feira (13), os agendamentos para o sistema drive-trhu de testes para o coronavírus começam a partir de desta sexta-feira (10), em Mato Grosso do Sul. O serviço é uma parceria entre a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Corpo de Bombeiros e visa agilidade no diagnóstico e a segurança da população.

Caso a pessoa tenha algum dos sintomas gripais como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, a equipe agendará uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, que fica entre na rua 14 de Julho com a 26 de março. Após agendado por telefone o atendimento será confirmado por uma mensagem no celular do paciente indicando a data, o horário e o local.

No dia do exame, a equipe realizará a coleta dentro do carro do paciente, que se possível não deve estar com acompanhante, levando no máximo 20 minutos.

O material coletado será encaminhado para o Lacen (Laboratório Central) ou para o Laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o resultado sairá entre 24h e 48h e sendo encaminhado via mensagem para o paciente que será acionado também pela equipe médica do Disk Covid. Além disso o resultado do exame também pode ser consultado no site da SES.

Para agendar o atendimento, por enquanto só em Campo Grande, o cidadão deve entrar em contato pelo Disk Covid (67) 3311-6262. Por telefone ele relatará os sintomas à equipe de saúde que preencherá um formulário interno.

A SES ressalta que pessoas que não tiverem carro e utilizarem outros meios de transporte ou forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.

Jornal Midiamax