Devido a pandemia, parcelas de financiamento rural podem ser prorrogadas por até 12 meses

Agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais de Mato Grosso do Sul que possuem algum tipo de financiamento de crédito rural poderão prorrogar o pagamento das parcelas por até 12 meses. A decisão foi tomada pelo Banco do Brasil em parceria com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) devido […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais de Mato Grosso do Sul que possuem algum tipo de financiamento de crédito rural poderão prorrogar o pagamento das parcelas por até 12 meses. A decisão foi tomada pelo Banco do Brasil em parceria com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) devido as dificuldades durante o enfrentamento da pandemia.

Serão atendidos financiamentos como FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além de outros disponíveis para crédito rural. Com a medida, os hortifrutigranjeiros e produtores de flores, poderão prorrogar o pagamento por até 180 dias após o vencimento final da parcela, em caso de custeio. Existe também a possibilidade de adicionar um ano no fim do contrato se o crédito foi do tipo investimento ou custeio prorrogado.

Para os produtores de bovinocultura de corte, de leite e mista, é possível pagar apenas 30% do financiamento de custeio e prorrogar por até dois anos o contrato, ou por um ano se o crédito for de investimento. De acordo com informações do Banco do Brasil, a prorrogação é efetuada com os encargos de normalidade pactuados.

O adiamento foi anunciado pelo secretário Jaime Verruck, o superintendente Rogério Beretta e integrantes da Semagro. Em vídeo conferência Jaime afirmou que estão “trabalhando com medidas para reduzir os danos causados pela baixa da economia nos negócios e essa ação vem para ajudar”.

Para os produtores rurais e agricultores familiares que tiverem dúvidas sobre as medidas tomadas, será disponibilizado uma rede de atendimento, realizada pela Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). “Os produtores podem procurar a unidade da Agraer no município onde está localizada sua propriedade e ela se incumbirá de auxiliar no contato com a instituição financeira. Lembrando que, no momento o atendimento do Banco do Brasil está sendo feito todo online”, lembra o secretário.

Devido a pandemia, parcelas de financiamento rural podem ser prorrogadas por até 12 meses

Conteúdos relacionados