O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito adquiriu três etilômetros que aferem níveis de álcool no sangue à distância, também conhecidos como bafômetros passivos. Os equipamentos permitem a continuidade da fiscalização em tempos de , quando o distanciamento social é obrigatório.

Os equipamento adquiridos pelo Detran-MS são da marcaAlcolizer e conseguem aferir a alcoolemia à distância, porém, também guardam a funcionalidade do exame com sopro tradicional (ativo). No exame passivo, porém, condutores não precisam nem descer do carro ou encostar no equipamento.

Na prática, o exame do sopro (passivo) identifica se há alguma quantidade de álcool no organismo do condutor. Em caso positivo, é necessário fazer o exame ativo (com sopro no bocal) para identificar a quantidade de álcool no sangue.

Segundo o Detran-MS, os novos aparelhos serão utilizados nas operações de fiscalização de rotina dos agentes de trânsito e nas operações de em apoio ao novo , realizadas em conjunto com os policiais do BpTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito).

As operações de fiscalização foram retomadas em maio e, até o momento, já foram realizadas 728 prisões por embriaguez em MS. Deste total, 149 ocorreram somente em .