Pessoas que forem identificadas pela de como contaminadas  por coronavírus ou suspeitas da doença devem permanecer em isolamento ou . Quem for flagrado descumprimento as medidas vai ser multado em R$ 5 mil. A decisão foi tomada, neste sábado (11), pela juíza Nária Cassiana Silva Barros após Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado de .

O decidiu ingressar com a Ação a fim de endurecer as consequência para o caso de descumprimento das medidas sanitárias. O promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco explicou que houve uma denúncia sobre um casal que veio da e que estava promovendo festas particulares com a família e vizinhos. Os anfitriões do evento eram suspeitos de contaminação e não estavam cumprindo as determinações tanto da Secretaria de Saúde.

No decreto, a magistrada ainda considerou ainda que “somente será possível garantir a redução do risco de contágio pelo novo coronavírus e, consequentemente, garantir que todos aqueles que forem infectados e que desenvolvam as formas graves da doença consigam o tratamento necessário, se forem adotadas e efetivamente cumpridas as medidas restritivas contidas nas normas postas e direcionadas ao combate da ”.

O promotor de Justiça acredita que a decisão será importante para Paranaíba, já que a cidade registrou caso da doença. “Acredito que com essa decisão as pessoas passem a cumprir as medidas de isolamento em quarentena, porque sem elas podemos ter consequências piores, até em razão de o Município já ter um caso de coronavírus confirmado”.