Pular para o conteúdo
Cotidiano

Defensoria anuncia mutirão para atender crianças sem vagas nas creches

A Defensoria da Infância de Dourados fará mutirão nos dias 06 e 20 de março para atender mães que não conseguiram vagas nos Centros de Educação Infantis (Ceims) e creches conveniadas do Município. Para ser atendido é necessário que o responsável da criança vá até a Defensoria da Infância para fazer o agendamento e retirar […]
Arquivo -
Pais que não conseguiram vagas devem procurar a defensoria.(Foto: Divulgação)
Pais que não conseguiram vagas devem procurar a defensoria.(Foto: Divulgação)

A Defensoria da Infância de fará nos dias 06 e 20 de março para atender mães que não conseguiram vagas nos Centros de Educação Infantis (Ceims) e creches conveniadas do Município. Para ser atendido é necessário que o responsável da criança vá até a Defensoria da Infância para fazer o agendamento e retirar lista com os documentos necessários que devem ser levados no dia do mutirão.

Essa força-tarefa envolve todos os defensores do Estado que atuam Dourados, segundo  o defensor público Bruno Bertoli Grassani. Ele diz que a iniciativa ocorre em função da grande demanda que chega todos os anos na Defensoria. Para se ter uma ideia, o primeiro dia de mutirão já está com os agendamentos esgotados, restando vagas apenas para o dia 20 de março. Ambos os mutirões contam com 120 vagas cada, mas independente disso, a Defensoria continuará recebendo as demandas após os eventos.

Grassani explicou que a Defensoria atua primeiramente com ofício administrativo ao município solicitando a vaga. Após um prazo máximo estipulado, o defensor pode ingressar com ação na Justiça requerendo o direito da criança na educação Infantil. Conforme ele, já nos ofícios, a defensoria tem conseguido garantir vagas para as crianças cujos pais procuraram ajuda.

Para fazer o agendamento ao mutirão, os pais podem procurar ambas as defensorias públicas do estado em Dourados. A Civil fica localizada na Avenida Presidente Vargas, 177 – América (em frente ao Fórum). A Defensoria Pública Criminal fica localizada na Rua Onófre Pereira de Matos, 1305 – Centro (em frente a OAB). O telefone para contato é: 3902-2700.

Déficit

Até meado de 2019, cerca de 2.900 crianças da área urbana estavam na lista de espera da Prefeitura de Dourados por vagas nos centros de educação infantis enquanto pelo menos quatro obras de creches, que custaram em média R$ 1,6 milhão aos cofres públicos, estão em ritmo lento ou paralisadas. Algumas delas estão em construção desde o início da gestão passada e até agora não foram entregues.

É o caso do Ceim do Parque do Lago I, Jardim Vitória, Parque do Rego Dágua e Parque das Nações I. De acordo com vereadora Daniela Hall (PSD), os empreiteiros reclamam da falta de pagamento e atrasos por parte da Prefeitura. “Esse foi um dos motivos para eu denunciar no Ministério Público e para que a Câmara antecipasse o valor do duodécimo para que o executivo pudesse honrar com essas contas e as obras pudessem continuar”, destaca a vereadora, que recentemente teve aprovada na Câmara lei de sua autoria que dá transparência das vagas de Ceims impedindo interferências políticas.

A (Secretaria Municipal) de Educação informou que as obras de creches que até então estavam paralisadas devem ser entregues entre o início do ano letivo e 1º semestre deste ano. Ressaltou ainda que em acordo judicial, a Prefeitura se comprometeu a abrir pelo menos 500 novas vagas por ano até 2022, que somando às 1,5 mil existentes totalizarão 3,5 mil vagas nas creches conveniadas. Segundo a secretaria, Dourados atende cerca de 7 mil crianças na educação infantil, 1,5 mil estão nas particulares pagas pelo município.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Feminicídio zero: MS pode ganhar ‘bancões’ vermelhos em praças para levar reflexão sobre crime

Polícia investiga se pai também abusou do irmão de bebê morta após estupro em MS

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Vice-presidente da RedeTV! apaga post após acusação de racismo; entenda caso

Últimas Notícias

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações

Mundo

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Segundo dados do Observatório Sírio, ao menos 135 pessoas morreram em 48 horas

Polícia

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

O suspeito pelas agressões é o próprio companheiro da vítima

Mundo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

Presidente norte-americano defendeu honestidade de Bolsonaro