Com dois novos decretos assinados nesta sexta-feira (17)  e publicados no Diário Oficial do Município, a prefeitura de implementou novas medidas em relação à pandemia do na cidade. Entre elas está a reabertura total do comércio, que volta a funcionar  em tempo integral.

Com a mudanças, o comércio está autorizado a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Já o shopping, de segunda a sábado, as lojas funcionam das 11h às 19h e a praça de alimentação das 11h às 20h.

Os supermercados e atacados estão autorizados a abrir de segunda a sábado das 7h30 às 20h. Já os restaurantes de segunda a sábado das 11h às 20h. Conforme os decretos, restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias deverão implantar espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e máximo quatro cadeiras em cada uma delas.

Bares e conveniências também poderão atender clientes no balcão dos estabelecimentos. Entretanto, o cliente não pode consumir a bebida no local. Além disso, também continuam permitidas entregas em domicilio (delivery), retirada expressa sem desembarque (drive-thru).

Em caso de formação de fila, deve ser respeitada a distância de dois metros entre uma pessoa e outra, e uso obrigatório de máscaras.

De acordo com as novas medidas, aos domingos fica vedado o funcionamento de todas as atividades não essenciais no âmbito em Dourados.

Em mercados, supermercados e farmácias será permitida apenas a entrada de um membro por família.Além disso, fica proibida a entrada de crianças menores de 5 (cinco) anos,nos estabelecimentos citados no caput deste artigo.

Pelas regras estabelecidas pela administração municipal, igrejas e academias também poderão reabrir suas portas, desde que obedeçam a uma série de restrições. Os decretos entram em vigor já nesta sexta-feira (17) e terão validade por 14 dias.

No caso das igrejas, deve ser instalado na entrada dispositivo de , com álcool gel a 70% para higiene das mãos. Além disso, é obrigatória a aferição de temperatura corporal, mediante utilização de termômetro infravermelho. Quem estiver febril, maior ou igual a 37,8ºC deverá ter a entrada recusada.

As reuniões nas igrejas devem obedecer, também, ao limite máximo de 30% da capacidade normal de cada local, obedecendo o espaço mínimo de 10 m² por pessoa e não ultrapassando 50 pessoas dentro do recinto durante a mesma reunião. Já o distanciamento entre uma pessoa e outra deve ser de no mínimo dois metros.

As academias de poderão reiniciar suas atividades desde que, obedeçam normativas como realizar atendimentos somente às segundas, quartas e sextas feiras.

Segundo as novas regras,  os alunos deverão manter distância mínima de cinco metros de outro praticante, recomendado sempre o limite de lotação de 30% da capacidade do recinto.

Entretanto,  os aparelhos devem ser higienizados após a utilização de cada usuário e deve-se disponibilizar um frasco de álcool gel 70% em cada aparelho para uso dos alunos.

Decretos em Dourados liberam igrejas, academias e reabrem comércio em tempo integral
Crianças de até cinco anos não poderão entrar em supermercados.(Foto: Marcos Morandi)