Enquanto municípios na região norte de anunciam até mesmo o lockdown a fim de conter o avanço do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Gabriel do Oeste –a 142 km de Campo Grande– anunciou a flexibilização das regras para a realização de eventos religiosos e autorizou a volta da feira municipal.

A cidade é a décima do Estado no volume total de infectados (são 228 casos), a nona na incidência (são 851,7 positivos por 100 mil habitantes) e já registrou uma morte pela doença.

Conforme decreto assinado na quinta-feira (9), as atividades religiosas de qualquer natureza (missas, cultos, confissões e celebrações litúrgicas, entre outras), antes limitadas a 10 pessoas, agora podem ser realizadas de forma ordenada “a fim de evitar aglomerações de pessoas” e respeitando o horário de circulação.

Embora o decreto 2.186/2020 não estabeleça um quantitativo exato de pessoas por templo ou igreja, pede que a presença de público seja limitada “de acordo com sua estrutura física, controlando a entrada e saídas das mesmas” e com distância mínima de 2 metros entre as pessoas. O uso de máscaras e higienização (com álcool gel ou líquido em concentração de 70% ou solução de hipoclorito de sódio de 2% a 2,5% de cloro ativo) antes e depois das celebrações é obrigatório.

O fornecimento do álcool 70% aos fiéis também é obrigatório, sendo solicitado também que, se possível, ofereça-se lavatório com água e sabão para as mãos e se mantenha o local arejado. A divulgação de informações sobre o e de sua prevenção também é obrigatória.

Já o uso de bebedouros de pressão é liberado desde que não se consuma água diretamente da haste ou torneira. Torneiras a jato devem ser lacradas ou substituídas. Canecas e copos devem ser de uso exclusivo.

O decreto também permite que a feira gastronômica em frente ao Parque Aquático Águas do Paraíso, no Jardim Gramado, volte a funcionar. Contudo, o consumo de alimentos e bebidas no local está proibido e feirantes devem usar máscaras e luvas, além de fornecer álcool 70% e garantir o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.

Em caso de descumprimento, a Prefeitura de São Gabriel promete interditar e cassar estabelecimentos e aplicar multas.

Diferentemente de , a anunciou na sexta-feira (10) o lockdown durante o fim de semana, como forma de frear o avanço do coronavírus. A medida valerá até segunda-feira (13), mesma data em que o fechamento total de Pedro Gomes deve ser suspenso –lá, a medida teve início às 21h de sexta-feira.

Nos dois casos, as cidades proibiram aglomerações e a entrada de pessoas de outros municípios, exceto em situações de urgência e emergência a serem analisadas nas barreiras sanitárias.