A SED (Secretaria de Estado de Educação) está ofertando dez opções de cursos profissionalizantes em 17 cidades e 37 escolas da . As capacitações visam incentivar a formação profissional técnica e promover o desenvolvimento de habilidades de jovens, que estão no ensino médio, com foco nos setores produtivos das regiões onde vivem.

A proposta integra a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e possibilita que o estudante receba tanto a base nacional comum, quanto os componentes curriculares da parte profissionalizante. Na conclusão do ensino médio integrado, o estudante recebe o diploma de técnico na área profissional cursada e o histórico escolar, podendo seguir direto para o e também para o ensino superior, se desejar.

A escolha deve ser feita no ato da matrícula na Rede Estadual de Ensino que até o dia 31 de janeiro possui dez cursos com pré-matrículas abertas: administração, serviços jurídicos, recursos humanos, informática para internet, programação de jogos digitais, agropecuária, agronegócio, produção de moda, mecatrônica, e meio ambiente.

A educação profissional integrada está presente em , Amambai, Camapuã, Corumbá, Ponta Porã, Dourados, , Maracajú, Naviraí, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, , Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Iguatemi e Paranaíba.

Confira aqui a lista de cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio ofertados nos municípios de Mato Grosso do Sul.