O Comando-Geral da Polícia Militar de divulgou nesta sexta-feira (24) o edital do processo seletivo interno, destinado à seleção de candidatos, para preenchimento de 256 vagas no Curso de Formação de Sargentos da PM do Quadro de Praças Policiais Militares.

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, no período das 8h do dia 27 de janeiro até as 18h do dia 31 de janeiro.

O curso tem por finalidade formar e capacitar profissionalmente os policiais militares, ocupantes da graduação de Cabo PM, para exercerem e ocuparem o cargo de Terceiro Sargento PM e, por conseguinte, após o cumprimento do interstício e demais requisitos, o de Segundo Sargento PM, mediante aquisição de conhecimentos necessários ao desempenho das funções gerais e específicas inerentes ao seu quadro.

Poderão se inscrever neste certame e concorrer às vagas disponibilizadas neste processo seletivo interno os
policiais militares que estejam expressamente relacionados na Lista de Acesso disponível no Edital, a partir da página 27.

A seleção será composta por quatro fases: inscrição, de caráter eliminatório; exame de saúde, realizado pela Jiso; exame de capacidade física; apresentação e análise de documentos.

O candidato precisa estar no cargo de Cabo QPPM em serviço ativo; contar, no mínimo, com dez anos de efetivo serviço a contar da inclusão nas fileiras da PM do estado de MS; possuir escolaridade de ensino médio completo; estar classificado, no mínimo, no comportamento Bom; entre outros fatores.

Músicos

Na página 40 do Diário do Estado, também está aberta as inscrições, com um total de 10 vagas, para o Curso de Formação de Sargentos da PM do Quadro de Praças Especialistas Músicos. Poderão se inscrever às vagas disponibilizadas no processo seletivo interno os policiais militares detentores do cargo de Cabo PM pertencentes aos Quadros de Praças Policiais Militares (QPPM) e de Praças Especialistas Músicos (QPE-1/Mus) e que estejam expressamente relacionados na Lista de Acesso, constante no edital.

As vagas disponibilizadas são para Clarinete em Si bemol (02), Saxofone alto em Mi bemol (01), Saxofone tenor em Si bemol (01), Saxofone barítono em Mi Bemol (01), Trompete em Si bemol (02), Trombete Tenor em Si bemol de vara (01), Bombardino em Si bemol (01) e bombo (01).

As inscrições poderão ser realizadas no período das 8h do dia 27 de janeiro até às 18h do dia 31 de janeiro.